terça-feira, março 16, 2010

Processos que apoiam o sucesso em projecto (Parte 2)

Na semana passada vimos que, apesar de estar convencido que os fracassos em projectos resultam de pobre Gestão de Projecto e Portfólio – ou mesmo a total ausência desses processos, há um conjunto de coisas que podem ser feitas para melhorar as oportunidades de sucesso. Falámos então do papel do Sponsor do projecto e da melhoria na Definição do Projecto.

Hoje continuamos com:

Desatenção ao Processo de Mudança do Negócio

Esta é a raiz de muitos fracassos em projecto, designadamente na área das TI. O foco de muitos projectos é muitas vezes colocado na transformação tecnológica e é dada muito pouca atenção ao impacto da mudança e à necessidade de acompanhar esta como um processo de negócio. O Gestor de Projecto consegue criar as novas funcionalidades mas o valor e os benefícios não são muitas vezes compreendidos e, em virtude disso, demoram a ser usados. IMG00491

As alterações de processos de negócio necessitam de uma compreensão e execução de gestão de processo e de gestão organizacional, que são disciplinas essenciais à transformação do comportamento humano. A Fase de Definição do Projecto deve determinar se estas mudanças de processos de negócio se localizam dentro ou fora do âmbito do projecto.

Desconhecer qual o Factor de Sucesso que é mais importante: Tempo, Custo ou Performance.

Como já vimos, as razões directas de fracasso dos projectos são diversas. O projecto pode estar atrasado, acima do orçamento e abaixo na performance. Na gestão de projecto costuma dizer-se: custo, tempo ou performance, escolha uma de duas. Os gestores de projecto devem saber qual destes Factores de Sucesso do Projecto é mais crítico. O Sponsor do Projecto deve trabalhar com a Administração para atingir um consenso sobre a máxima prioridade e gerir o projecto em conformidade.

Pobre comunicação

A comunicação pobre é uma fraqueza dos projectos. Todos os Gestores de Projecto devem desenvolver e manter um Plano de Comunicação de Projecto formal, bem pensado e completo. Um gestor de projecto deve saber quem necessita de que informação e quando e como será essa informação fornecida. Isto exige aos Gestores de Projecto não só que compreendam as decisões exigidas para governar os projectos até à sua conclusão com sucesso, mas também devem mapear estas decisões aos dados requeridos para garantir que estas são correctas e racionais. A outra dimensão para ultrapassar as pobres comunicações é a necessidade essencial para os Gestores de Projecto para fornecerem dados exactos, tão rápido quanto possível. Procedendo desta forma, os Gestores de Projecto devem evitar, ou melhor ultrapassar, qualquer impulso para esconder más notícias ou diminuir riscos ou problemas.

Processo ou Metodologia impróprios

Alguns Projectos falham tão só porque não possuem um processo e metodologia adequada de gestão de projecto. Isto não ocorre unicamente quando não é aplicada nenhuma metodologia, Os fracassos podem também ocorrer quando são impostos demasiados processos à equipa de projecto. Os gestores de projecto devem possuir uma compreensão elevada sobre processos e metodologias provadas na prática. Esta compreensão é essencial para aplicar o «tempero» correcto de metodologia de gestão de projecto e para lutar pela manutenção do equilíbrio delicado entre demasiado ou pouco processo.

O que acha? Julga que tratei destas questões mais gerais dos factores que contribuem para o fracasso dos projectos? Julga que há mais? Quais?

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