terça-feira, fevereiro 23, 2016

Processo de Controlo e Hierarquia de Planos

Muitas vezes são referidos os níveis de planeamento em projetos de alguma dimensão, sendo mais usual quando se utiliza o Oracle Primavera P6. Vamos tentar descrever o que isso significa e para isso utilizo a designação de Level em vez da tradução para português.

Uma hierarquia de planos define o sistema de controlo de planos e alguns níveis interrelacionados de agendamentos. Esta hierarquia oferece uma estrutura de desenvolvimento para os agendamentos do projeto.

Primariamente, fala-se de 4 níveis de agendamento que são utilizados em projetos de média e grande dimensão para identificar o âmbito e sua divisão, bem como as milestones contratuais e de projeto.

Level I – Agendamento de Milestones e Sumário

Descreve a duração e prazo global do projeto, cobre o âmbito total do projeto e destaca marcos contratuais e de projeto. Este agendamneto é utilizado pela gestão para destacar eventos importantes e significativos, bem como para comunicar o âmbito global e o status de projeto. Este agendamento de nível 1 também pode ser utilizada para a tomada de decisões.

Level II – Agendamento total

Este agendamento é apresentado sumarizado por instalação, disciplina e áreas de Engenharia, com destaque para itens com grandes sobreposições, itens críticos de Procurement e sumarizado por resultado (work package) de Construção. O agendamento de Level II estabelece os requisitos ao nível de instalação, etapa e fase de trabalho. 

Descreve as relações entre instalações e fases e estabelece a criticidade das instalações.
O Level II é um plano com detalhe e representa uma etapa para a aprovação do Level III e acompanhamento regular do projeto.

Level III – Agendamento detalhado de Engenharia, Procurement e Construção

O Level III é o plano EPC integrado, onde a Engenharia é classificada por disciplina, agrupada por sistemas / área que descrevem os requisitos do sistema. Procurement identifica a procura por instalação / área ou sistema e assim identifica a entrega do equipamento principal. Construção / Preparação é agrupada por sistema / área que descrevem inter-relações e prazos. O agendamento de Level III estabelece a base para entregas e necessidades de pessoal nas atividades, materiais e requisitos de subcontratação e entregas de fases e as taxas de instalação. O Level III estabelece os requisitos de equipamentos de construção e integra a decomposição de instalação / área em dos pacotes de resultados do sistema. O agendamento Level III é mantido de forma regular e usado para análise What-if.

Em muitos casos este é o nível mais alto de desenvolvimento dos planos e os projetos são acompanhados a este nível através da manutenção de planos base.

Level IV – Identificação do plano detalhado de trabalho e lista de registos

O agendamento Level IV é detalhado até às atividades de trabalho, incluindo desenhos, especificações, trabalhos detalhados por pacote área / instalação, especialidade, equipa de trabalho e estabelece a sequência construtiva. Desta forma o Level IV oferece a base para o planeamento detalhado do trabalho de construção e planos pormenorizados, documentando o trabalho que é atualizado continuamente e revisto para refletir as necessidades do projeto e as circunstâncias em que evolui.

Este é o nível de detalhe requerido para projetos em infra-estruras de energia e do petróleo e gás em que é determinante manter traceabilidade dos trabalhos com os equipamentos no futuro sujeitos a manutenção

Processo de Plano Base do Agendamento


O agendamento deve ser sujeito a manutenção de plano base para mapear o plano corrente com o planeado e dessa forma se obterem avisos antecipados e se evitarem desvios. O processo é assistido ainda com o desenvolvimento de Curvas-S e histogramas para manter o plano corrente na linha.

quinta-feira, fevereiro 11, 2016

Progress Reporting

Se trabalha como gestor de projeto, é muito provável que você tenha dezenas de relatórios de progresso realizados durante a sua carreira - se não centenas! Mas foram mesmo eficazes? Teve um propósito claro ao escrever os relatórios, por exemplo, querer que os stakeholders tomassem determinada ação como resultado dos relatórios? Ou só os produziu porque era uma dessas atividades de rotina que tinha de ser feita?



Pode ter sido muito consciente e determinada ao produzir os relatórios, mas, infelizmente, nem todo mundo é igual, e como resultado, o relatório de status semanal torna-se um desses artefactos que faz parte do processo sem adicionar muito valor.

Erros Principais

Alguns dos erros clássicos que os gestores de projeto fazem é incluir demasiadas informações estáticas e não introduzir o suficiente sobre o que são os problemas do projeto real. Desta forma, o relatório não é um verdadeiro reflexo do que realmente acontece. Se acabou de escrever sobre o que aconteceu durante o último período de referência e o que você vai fazer durante o próximo período de referência, sem mencionar como isso se compara a planear e quais são os riscos reais e questões do projeto, então não há incentivo para que o cliente preste atenção a ele. Em muitos casos, o relatório é mesmo anexado num e-mail sem qualquer contexto ou descrição, o que significa que é improvável que alguma vez chegue a informação aos executivos que dependem de smartphones ou doutros dispositivos móveis.

O relatório de progresso perfeito

Então, o que é um relatório de status perfeito? Bem, em primeiro lugar, é um relatório simples, de preferência numa página de informação que adiciona valor real, fornecendo uma visão geral das milestones, riscos, questões e informação de custos, no mínimo.

Algumas orientações sobre o que se deve e não deve fazer:
  • Não inclua demasiada informação estática acerca do background do projeto, a não ser que seja parte do processo.
  • Inclua sempre o nome do sponsor e do gestor de projeto.
  • Mantenha a informação viva numa página só.
  • Inclua os 5 riscos e questões principais, incluindo o responsável e ação de mitigação.
  • Inclua informação sobre o orçamento e como se está a acompanhar.
  • Inclua uma visão geral das principais milestones, as suas datas planeadas e o estado de cada uma delas.
  • Faça uma lista das realizações chave do período anterior.
  • Faça referência a métricas importantes alcançadas, mas faça-o de forma simples e gráfica.
  • Seja claro quanto às ações que quer que sejam feitas; este relatório é só para informação ou requer-se uma decisão de alguém?
  • Não envie o relatório por email sem fornecer o contexto no corpo do email. Os destinatários podem nunca ler o relatório, então forneça um sumário no email.
  • Não envie más notícias num relatório de projeto sem antes falar com as pessoas. Não queremos que o cliente leia acerca de