terça-feira, julho 20, 2010

A ITIL só por si não resolve!

Nas Tecnologias da Informação em ambiente de empresa, em cada dia, há mais problemas para resolver do que os que podem ser solucionados. Para cada problema complexo, quando não se analisa a fundo, encontra-se sempre uma solução simples e atractiva que está errada. Para muitos, a solução simples está na ITIL.
Esta ilusão de simplicidade é idêntica à que o Rei tem acerca das suas roupas finíssimas. Para se ter sucesso com a ITIL temos de compreender porque é que o Rei não tem roupa…domino
Todos estamos de acordo que as práticas que encontramos na ITIL correspondem a objectivos com valor, mas então porque é tão difícil encontrar organizações que tiveram sucesso real na implementação de mais do que os processos básicos da ITIL?
Muitas organizações acabaram com dezenas de milhares de euros enterradas em ferramentas consultoria e formação – só para acabarem com ferramentas dispendiosas, geridas e suportadas por consultores bem oleados; com um lote de pessoas certificadas ITIL a pensar em por que é que o que fazem não tem nada a ver com aquilo que aprenderam na formação.
É claro, seria fabuloso que tivéssemos a colaboração total do negócio e que os clientes soubessem definir com clareza a qualidade e a quantidade dos serviços de TI que necessitam e que estes serviços possuíssem uma valor estabelecido e claro para a empresa. Bem e quem não quer “restaurar rapidamente serviços de TI que não funcionam” ou #descobrir e remover a causa primária dos problemas”. Já para não mencionar “perceber o conteúdo e o contexto da infra-estrutura”, “ avaliar com propriedade o impacto das mudanças” e “implementar as mudanças sem provocar dano” e, mais, toda aquela coisa de compreender e controlar os custos das TI.
Mas nós não fazemos, eles não conseguem e nós não podemos – pelo menos a fazer as coisas da forma como as estamos a fazer. Na verdade o Rei ITIL não está a usar nenhumas roupas. Vai nu!
Tem de haver uma forma qualquer de iniciar o caminho e começarmos a responder aos problemas dos serviços de TI, em conformidade com a ITIL, mas de acordo com uma metodologia consistente.
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