A quantidade de risco que um negócio pode assumir é determinada pela sua própria cultura, a sua sensibilidade de risco da sua reputação e a sua tolerância à perda.
O propósito de alinhar a segurança das TI com a do negócio vai muito mais longe do que garantir que todos têm a mesma pauta de música e estão afinados. A chave está na existência de uma boa política de aceitação do risco para que os objectivos se alinhem.
Definição de Aceitação do Risco
Quando uma organização toma uma decisão acerca do risco só pode fazer de 3 escolhas:
Aceitar o risco tal como foi avaliado – a organização pretende tolerar o impacto potencial de uma segurança comprometida.
Mitigar o risco – reduzir o nível de risco através de controlados melhorados até atingir um nível aceitável.
Terminar a actividade – isto implica que o risco não pode ser reduzido, até um nível aceitável, com efectividade de custo para a actividade de negócio que está a criar o risco.
A forma como estas decisões são tomadas e por quem são definidas na Política de Segurança de Informação da organização. Decisões de Ao Nível de risco podem ter de ser tomadas pela Comissão Executiva enquanto os riscos de baixo nível podem ser decididos pelo proprietário do negócio.
Em todos os casos, a decisão deve ser baseada numa avaliação formal do risco real. Sem surpresa, este processo é denominado Avaliação de Risco e é o trabalho da Segurança da Informação garantir que o risco é avaliado de forma regular.
A actividade de Avaliação de Risco
Risco = Impacto x Ameaça x Vulnerabilidade. Esta não é uma verdadeira fórmula matemática, mas é uma equação que declara que o risco é a combinação do impacto de uma perda e a capacidade de uma ameaça explorar uma vulnerabilidade.
Uma avaliação de risco abrange todos estes factores para determinar o nível de risco. Os controlos de uma organização são, também, analisados para determinar se estão adaptados à tarefa de gerir as vulnerabilidades. Há métodos quantitativos (ou seja $$) e qualitativos (por exemplo, alto, médio e baixo) para a avaliação do risco; ambos são desenhados para comunicar decisões sobre o risco.
A Ligação ao SLA
Qual é a quantidade suficiente de segurança? O negócio já tomou esta decisão na sua aceitação formal do risco. A um nível prático, O Service Level Agreement (SLA) pode referir-se ou às Política de Aceitação do Risco, ou defini-la com mais detalhe para um serviço particular em questão.
Muitas vezes o SLA documenta a frequência com que a avaliação de risco deve ser realizada e define o proprietário do negócio que está apto para tomar as decisões acerca do risco e até que nível. Pode ainda definir os níveis de risco para os quais as decisões devem ser delegadas para outras pessoas. Um SLA deve produzir investimentos de TI com custos justificáveis e o processo de aceitação de risco produz automaticamente investimentos de custos justificáveis em controlos de segurança.
Conclusão
A segurança da informação assumiu uma muito maior importância para as organizações nestes anos recentes devido à regulação, confiança nos sistemas e às preocupações dos clientes e empregados. Isto deveria reflectir-se em decisões sobre o risco pelos proprietários do negócio que directamente podem experimentar a perda potencial.
Mas, neste pequeno paìs da Europa, parece que nada pode acontecer e, portanto, gastar recursos e tempo na avaliação de risco é uma opção de segunda prioridade.
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