Há quatro práticas que distinguem as companhias fortes das restantes no que toca à etapa de execução.
Invista mais no planeamento
Os acontecimentos
imprevistos são inevitáveis. A criação de um fluxo de trabalho contínuo
significa que trabalhadores da construção civil precisam ser capazes de
antecipar e reagir rapidamente. Muitas companhias usam planos a 30, 60 e 90
dias, mas ignoram a importância de microplanos para olhar para o que deve
acontecer no dia seguinte ou na próxima semana. As companhias líderes sabem o
que está a acontecer no dia-a-dia no local de trabalho e ajustam os seus
microplanos em conformidade. Avaliam se os desenhos, equipamentos, materiais e
pessoas estão disponíveis e solucionam os problemas antes da data de execução
real. As companhias começam a explorar como incorporar estes elementos no
software de planeamento e como tornar este um passo uma rotina no processo de planeamento.
Reduz-se, assim, o tempo de ociosidade e é a maneira mais promissora para
melhorar a produtividade local.
As companhias começam a planear para gerir múltiplos caminhos críticos.
As companhias começam a planear para gerir múltiplos caminhos críticos.
Usar a prefabricação e a pré assemblagem
As companhias líderes projetam e planeiam com cadeias de
fornecimento específicas para a
pré-fabricação e montagem. A substancial pré-fabricação ajuda a minimizar
o desperdício.
Embora seja cedo
ainda, as universidades e as empresas estão a explorar o uso de técnicas de fabricação
aditiva, tais como impressão 3-D, como um próximo
estágio de inovação nos edifícios.
O uso de elementos de design e luminárias poderia aderir rapidamente já que a tecnologia 3-D permite novas formas e
processos para ser eficientemente construído.
Criar estruturas para cooperar na performance do projeto
Para motivar um ambiente em que os problemas são abordados
de frente é importante ter feedback consistente e em tempo útil. Com demasiada
frequência, no entanto, o diretor de área, o gestor de projeto, o planeador, e
o cliente têm opiniões diferentes sobre o que está a acontecer e onde estão os
problemas. Normalmente, isso acontece porque eles não recebem a informação
certa em tempo adequado; às vezes, eles não recebem sequer a mesma informação.
Com efeito, estão a funcionar com diferentes versões da verdade.
A melhor abordagem é chegar a acordo sobre um sistema de
reporting padrão e, em seguida, a conceber formas de garantir a produção de
feedback em tempo útil, tais como discussões diárias com uma equipe no local e
as revisões semanais sobre o status do projeto, o ritmo do progresso e gestão
de riscos. O objetivo subjacente não é criar mais burocracia, mas antes criar
um ambiente transparente que promova a resolução rápida de problemas. Algumas
companhias exploram métodos para acompanhar o desempenho com o uso de dispositivos
portáteis que relatam níveis de conclusão numa base diária para os planeadores.
Minimize o desperdício
Os mesmos princípios
lean que se aplicam na manufatura
poderiam funcionar para a construção.
Procurar ativamente oportunidades
para reduzir os stocks, a sobreprodução,
o retrabalho, o transporte e os tempos de espera são
questões que podem melhorar substancialmente
a produtividade. Um exemplo disto vem de uma companhia que reviu a colocação de uma caldeira; no plano original, isso teria exigido mais de 1.000 tubos de serpentina e
dez trabalhadores a tempo inteiro para a instalar. Em vez disso, através de pré-montagem (fixação das serpentinas durante o processo de fabricação), processamento paralelo, e criação de uma equipa flexível, os custos de trabalho foram cortados pela
metade e completou a instalação 43 por cento mais rápido do que o estimado.
Post 5
Competências Organizacionais outro prisma da produtividade
Post 5
Competências Organizacionais outro prisma da produtividade