Depois dos 6 posts desta análise acerca das condições de sucesso na construção deixo-vos aqui o link para download do documento total.
Entretanto, a consultora McKinsey publicou um estudo compreensivo sobre o mesmo assunto muito detalhado e compreensivo e com dados atualizados e ideias muito avançadas sobre o Setor.
Deixo aqui o link também para o Sumário do estudo de Fevereiro de 2017.
sexta-feira, março 17, 2017
terça-feira, março 14, 2017
Competências Organizacionais outro prisma da produtividade
As práticas
organizacionais aplicam-se a momentos específicos da realização do projeto. Há formas
de configurar a toda a organização para o sucesso. Mais uma vez, a analogia com
a manufatura é pertinente. Os fabricantes aprenderam a manter a criação de
valor e eficiência em mente durante todo o tempo, o que é uma das razões por
que o setor possa ver ganhos de produtividade sustentados. Quando se trata de megaprojetos,
entretanto, é comum concentrar-se em apenas terminar o trabalho, e não a
considerar como o valor que pode ser reforçado ao longo do caminho e como
transferir conhecimento entre as equipas de projeto.
As equipas de alto desempenho
dos megaprojetos, por outro lado, fazem a revisão do NPV do projeto a cada três
a seis meses e refletem acerca dos riscos mais importantes e como atenuá-los.
Uma vez que um projeto é realizado estruturaram reuniões para discutir quais as
lições aprendidas.
Estes tipos de questões
relacionadas com a governação e os processos são abundantes.
A chave é olhar para a
escala do trabalho e atribuir a responsabilidade que se adequarem.
Uma maneira de conceber e instituir esses recursos numa escala de toda a companhia é a criação de uma academia de gestão de projetos in-house, como fizeram um número de companhias com grandes portfólios de projetos. Bons gestores de projeto são uma raça rara. Não é uma tarefa fácil gerir os empreiteiros, engenheiros, advogados, especialistas em aquisições e relações públicas especialistas que qualquer grande projeto necessita. A melhor abordagem é combinar a formação estruturada, incluindo a certificação em módulos específicos, com o treinamento on-the-job, de modo que as pessoas possam aplicar as competências que aprendem.
Uma maneira de conceber e instituir esses recursos numa escala de toda a companhia é a criação de uma academia de gestão de projetos in-house, como fizeram um número de companhias com grandes portfólios de projetos. Bons gestores de projeto são uma raça rara. Não é uma tarefa fácil gerir os empreiteiros, engenheiros, advogados, especialistas em aquisições e relações públicas especialistas que qualquer grande projeto necessita. A melhor abordagem é combinar a formação estruturada, incluindo a certificação em módulos específicos, com o treinamento on-the-job, de modo que as pessoas possam aplicar as competências que aprendem.
Tal como acontece com todos os outros sectores económicos, a
tecnologia também vai desempenhar um papel na melhoria da produtividade na
construção. Especificamente, há inovações em áreas tão diversas como a
impressão 3-D, CAD (computer-aided design), laser e tecnologia de radar e
assentamento de tubos, que poder-se-ia fazer para uma mais rápida, menos cheia
de erro. Mas a tecnologia é apenas uma ferramenta na construção. A maior
prioridade – e oportunidade – está na melhoria da gestão do projeto desde a conceção
até a execução.
As melhores práticas descritas nestes posts são apenas um ponto de partida para a discussão. O ponto maior é que essa é uma conversa que vale a pena ter. A indústria da construção civil produtiva e saudável beneficia todo o mundo.Post 6
terça-feira, março 07, 2017
Práticas distintivas na execução do projeto
Há quatro práticas que distinguem as companhias fortes das restantes no que toca à etapa de execução.
Invista mais no planeamento
Os acontecimentos
imprevistos são inevitáveis. A criação de um fluxo de trabalho contínuo
significa que trabalhadores da construção civil precisam ser capazes de
antecipar e reagir rapidamente. Muitas companhias usam planos a 30, 60 e 90
dias, mas ignoram a importância de microplanos para olhar para o que deve
acontecer no dia seguinte ou na próxima semana. As companhias líderes sabem o
que está a acontecer no dia-a-dia no local de trabalho e ajustam os seus
microplanos em conformidade. Avaliam se os desenhos, equipamentos, materiais e
pessoas estão disponíveis e solucionam os problemas antes da data de execução
real. As companhias começam a explorar como incorporar estes elementos no
software de planeamento e como tornar este um passo uma rotina no processo de planeamento.
Reduz-se, assim, o tempo de ociosidade e é a maneira mais promissora para
melhorar a produtividade local.
As companhias começam a planear para gerir múltiplos caminhos críticos.
As companhias começam a planear para gerir múltiplos caminhos críticos.
Usar a prefabricação e a pré assemblagem
As companhias líderes projetam e planeiam com cadeias de
fornecimento específicas para a
pré-fabricação e montagem. A substancial pré-fabricação ajuda a minimizar
o desperdício.
Embora seja cedo
ainda, as universidades e as empresas estão a explorar o uso de técnicas de fabricação
aditiva, tais como impressão 3-D, como um próximo
estágio de inovação nos edifícios.
O uso de elementos de design e luminárias poderia aderir rapidamente já que a tecnologia 3-D permite novas formas e
processos para ser eficientemente construído.
Criar estruturas para cooperar na performance do projeto
Para motivar um ambiente em que os problemas são abordados
de frente é importante ter feedback consistente e em tempo útil. Com demasiada
frequência, no entanto, o diretor de área, o gestor de projeto, o planeador, e
o cliente têm opiniões diferentes sobre o que está a acontecer e onde estão os
problemas. Normalmente, isso acontece porque eles não recebem a informação
certa em tempo adequado; às vezes, eles não recebem sequer a mesma informação.
Com efeito, estão a funcionar com diferentes versões da verdade.
A melhor abordagem é chegar a acordo sobre um sistema de
reporting padrão e, em seguida, a conceber formas de garantir a produção de
feedback em tempo útil, tais como discussões diárias com uma equipe no local e
as revisões semanais sobre o status do projeto, o ritmo do progresso e gestão
de riscos. O objetivo subjacente não é criar mais burocracia, mas antes criar
um ambiente transparente que promova a resolução rápida de problemas. Algumas
companhias exploram métodos para acompanhar o desempenho com o uso de dispositivos
portáteis que relatam níveis de conclusão numa base diária para os planeadores.
Minimize o desperdício
Os mesmos princípios
lean que se aplicam na manufatura
poderiam funcionar para a construção.
Procurar ativamente oportunidades
para reduzir os stocks, a sobreprodução,
o retrabalho, o transporte e os tempos de espera são
questões que podem melhorar substancialmente
a produtividade. Um exemplo disto vem de uma companhia que reviu a colocação de uma caldeira; no plano original, isso teria exigido mais de 1.000 tubos de serpentina e
dez trabalhadores a tempo inteiro para a instalar. Em vez disso, através de pré-montagem (fixação das serpentinas durante o processo de fabricação), processamento paralelo, e criação de uma equipa flexível, os custos de trabalho foram cortados pela
metade e completou a instalação 43 por cento mais rápido do que o estimado.
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Competências Organizacionais outro prisma da produtividade
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