sábado, setembro 06, 2008
Gestão de Portfolio
A Gestão de Portfolio é uma dessas expressões que fez carreira desde a àrea financeira e agora chega a todo o mundo empresarial.
Mas há sempre gato a fazer passar-se por lebre!
A Primavera dispôe de um produto denominado Primavera ProSight que se destina à Gestão de Portfolio de topo. É o produto por que esperam as administrações para não se sentirem perdidas no meio de ideias, projectos, pedidos e oportiunidades.
O Primavera ProSight automatiza os processos de gestão de portfolio permitindo aos executivos e gestores fazerem a gestão dos seus investimentos de negócio e tecnológicos como um portfolio e permite às equipas escolher e executar as actividades que oferecem maior retorno para o negócio.
Esta aplicação baseada no browser não exige do cliente nenhum código e oferece os meios para tomar rapidamente as decisões bem pensadas que tratam de uma miríade de investimentos no meio de um clima de recursos limitados.
O software oferece capacidades interactivas que facilitam a colaboração e a gestão de protfolios quer vertical como horizontalmente dentro da organização, dependendo das necessidades e motivação do utilizador.
Veja uma Demonstração aqui.
domingo, abril 20, 2008
O Pesadelo do utilizador «à vontade»
O trabalho tem sempre novos aspectos e cria-nos situações que transformam as nossas semanas em ocupações solitárias para solução de problemas inimagináveis.
A criatividade e a inacreditável forma como os utilizadores usam o que não conhecem por analogia àquilo que em casa fazem sem consequências imediata, faz surgirem prtoblemas cuja causa é difícil de identificar (quando possível) e cuja solução é muitas vezes refazer tudo.
O acesso aos servidores por curiosos que têm receitas milagrosas é a raiz mais remota dos problemas.
A história vai ter alguns capítulos mas é muito pedagógica.
Um cliente decidiu fazer umas estantes novas e logo na sala de servidores. Em vez de construir tudo fora, e assemblar depois, monta uma marcenaria e realiza os trabalhos de adaptação todos no local.
Subitamente o servidor sobreaquece e desliga-se de forma sistematica váreias vezes aodia, até que um dia já não reinicia.
Resultado, quando se abre a máquina verifica-se que o cooler dos processadoresestava perro de pó e serradura provocada pelas trabalhos de carpintaria realizados. Estava tudo colado devido à humidade dos dias recentes de Outono.
Após um período em fuincionamento de emergência instalou-se novo servidor e o trabalho recomeçou.
O cliente então decidiu adquirir outro servidor para ter redundância de domínio e de serviços. Então, instalou-se um segundo PDC, mais moderno, para o qual se transferiram os Roles principais. Autonomizou-se também a UPS para este equipamento.
Durante uns meses as coisas correm bem. Até que...
quinta-feira, outubro 04, 2007
Caminho Crítico - Critical Path
O atraso é uma características constante dos projectos e conduz consigo o aumento de custos e arrasta as alterações e revisão de objectivos. Estas por sua vez podem provocar novos atrasos e o ciclo continua.
O remédio seria a gestão de projecto. Mas esta teria de ser realizada através do caminho crítico. O que é isto?
Caminho Crítico refere-se à sequência de actividades que devem ser concluídas conforme o agendamento para que o projecto possa ser completado no prazo.Se o projecto se atrasa é porque pelo menos uma actividade incluída neste caminho crítico não foi concluída em tempo.
O caminho crítico só existirá se as actividades foram sequenciadas já que ele decorre da existência de predecessores e sucessores em todas as actividades.
Então é com isto que vivemos Gestores de Projecto? A resposta é NÃO!
Ao contrário o objectivo do gestor do projecto é conseguir ter nas actividades um «float» que lhe permita concluir todas actividades sem pôr em causa o prazo do projecto.