Uma das actividades tácticas mais importantes que deve ser realizada é financiar o esforço de transformação.
Claro que isto até parece óbvio, por que todos sabem que uma mudança custa recursos – humanos e financeiros -, mas o que necessitamos é muito mais do que dar ao programa o dinheiro que ele precisa. Financiar é um símbolo muito poderoso para aquilo que a Liderança das TI valoriza. Muitos programas de transformação tiveram uma morte dolorosa porque tornaram-se só esqueleto e nenhuma carne. Apesar de falarmos e nos empolgarmo, quando chega a hora de andarmos para a frente, o financiamento não se materializa. Isto é como quando um papagaio deixa de ter vento e cai, o que envia à equipa é uma mensagem de que a liderança não valoriza o esforço realizado tanto como dizia e que afinal não falava seriamente da mudança.
Temos de evitar esta sina pelo público e conhecido financiamento do esforço. Esta acção significa de facto duas coisas. Primeiro, que temos de ser realistas acerca do que irá ser necessário. Reconhecer que a maioria esmagadora da «despesa» vais ser o tempo dos vossos colaboradores internos. Mas com base nos objectivos de transformação, pode ser que necessite de alguma consultoria externa, o aumento de alguns recursos para libertar a equipa e, ainda algumas ferramentas.
Seja lá o que necessita, não seja tímido. Obtenha o financiamento. Se não quer fazer agora e falhar, então espere até que esteja pronto e seja garantido.
Lançar um esforço de transformação sem financiamento e pela declaração simbólico que isto representa é certamente uma receita para o fracasso.
Com o financiamento garantido, faça um farol dele.
Faça reuniões. Envie emails. Faça sms em broadcast. Envie, enfim, uma mensagem em alto som e clara de este esforço é uma das suas mais importantes e críticas prioridades. Assegure-se que toda a sua equipa sabe que financiou este esforço com a quantia adequada – e isso é muito importante. Não pode haver dúvidas e não podemos fracassar. Torne claro para todos que este esforço de mudança irá ser conseguido.
Contribuiu para reforçar a liderança da equipa e da transformação.
Sem comentários:
Enviar um comentário