sexta-feira, setembro 24, 2010

O Esforço de Transformação

A liderança é uma coisa que não existe em abundância na maioria das organizações de TI. Se está a ler isto, provavelmente, já faz parte dum grupo exclusivo de pessoas preocupadas com a liderança ou é mesmo um líder – porque só um líder procura constantemente novas formas de melhorar.

A liderança de um esforço de transformação exige todas as competências de liderança que tem e estas devem ser aplicadas com determinação para serem efectivas neste contexto. A razão para isso, em muitos casos, é porque a liderança é muito simplesmente acerca de visão e confiança. Estabelecemos a direcção e movemo-nos nesse sentido com confiança e a equipa segue-nos. Embora isto seja um ponto crítico do que é necessário realizar, um esforço de transformação numa organização é tanto acerca de construir líderes como acerca de liderança.

sucess_failurePara realizar um esforço de transformação com sucesso são necessárias várias coisas. Hoje falamos de como nos tornarmos um Campeão da Mudança.

A primeira coisa e também a mais importante para nos tornarmos num líder das transformação é sermos o corpo e a alma da mudança. Uma das maiores barreiras da mudança é a simples inércia.

A estrada da modernização das estruturas de TI está juncada dos esforços abandonados de esforços falhados de mudança. Não podemos culpar ninguém, mesmo na nossa equipa, por acreditarem em que a verdadeira mudança nunca ocorre.

Precisamos de mudar isto.

Seleccione algo pequeno, mas significativo, que exige que mude a forma como opera e mude-o – de forma pública. Pode ser, por exemplo, que quer ser chamado sempre que se declare um Incidente de Maior Dimensão – qualquer que seja o dia ou a hora. Talvez possa ser que agora irá pessoalmente aprovar qualquer Mudança importante ou que irá pessoalmente dirigir a Reunião de Revisão de Incidentes de Maior Dimensão e que irão concentrar-se nas falhas dos processos e não nos esforços heróicos. Qualquer que seja, deve:

  • Afectá-lo pessoalmente e exigir que deve de forma óbvia e visível alterar o comportamento
  • Exigir um investimento pessoal da sua parte – não pode ser simples e conveniente
  • Ser significativo – não pode ser só para fazer figura.

Inicia-se aqui um processo de construção apoiada da confiança na mudança.

Mas ainda é necessário muito!

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