“Projects in Controlled Environments” ou, em breve, PRINCE2 está a tornar-se um dos métodos mais populares e amplamente utilizado para a gestão de projecto. Pouco utilizado no nosso país, onde é quase desconhecido, é usado no sector privado e público e tornou-se o standard de facto para gestão de projectos no reino Unido.
Continuando o sucesso obtido no Reino Unido, o interesse por este método começou a espalhar-se pelo mundo. Os países em que se tornou mais usado são a Holanda, Bélgica, Alemanha, África do Sul, Austrália e mesmo nos EUA.
A que se refere o 2 em PRINCE?
O PRINCE” nasceu em 1975, a partir da metodologia PROMPTII. Esta foi substituída pela PRICE em 1989, passando a ser o standard para todos os projectos de sistemas de informação do governo do Reino Unido. Em 1996, a metodologia foi relançada como uma metodologia genérica de gestão de projecto para todos os projectos do governo britânico.
Porque foi introduzido o PRINCE?
Podemos dizer que o sector público de qualquer país não pode dizer com fundamento que a forma como faz a gestão dos seus projectos seja exemplar. Antes pelo contrário! O PRINCE e o PRINCE2, posteriormente, foram introduzidos para enfrentar as causas comuns de fracasso nos projectos, muito em especial no sector público.
Como actua o PRINCE2?
PRINCE” é uma estrutura de boas práticas que apoia os gestores a realizar projectos em tempo e dentro do orçamento. Divide os projectos em etapas claramente definidas com um princípio, meio e fim. Concentra-se na realização de produtos em vez de realizar actividades. Todos os projectos devem ter um business case e um plano que são periodicamente revistos para verificar se continuam viáveis.
Um projecto PRINCE” tem as seguintes características:
¶ Um ciclo de vida definido e finito
¶ Produtos de negócio definidos e mensuráveis
¶ Um conjunto correspondente de actividades para realizar produtos de negócio.
¶ Uma quantidade definida de recursos
¶ Uma estrutura de organização, com responsabilidades definidas, para gerir o projecto.
Como é estruturado um projecto PRINCE2?
No centro da metodologia está o Board do Projecto, constituído pelo cliente, representantes do utilizador e do fornecedor. O Gestor de Projecto reporta a este board, com regularidade, o progresso, os problemas e o board decide como deve o projecto proceder.
Quais são os benefícios do PRINCE2?
PRINCE2 dedica-se realizar os projectos certos, no tempo certo pelas razões certas. Fornece sistemas comuns, procedimentos e linguagem para os projectos. Oferece ainda:
¶ Melhor controlo e uso dos recursos
¶ Meios de gerir riscos e questões
¶ Pontos de decisão flexíveis
¶ Revisões regulares do progresso em relação ao plano de projecto e ao business case.
¶ Garantia de que o projecto continua a ter uma justificação de negócio
¶ Visibilidade antecipada dos problemas
¶ Boas comunicações entre a equipa de projecto e os outros stakeholders
¶ Um mecanismo para gerir desvios ao plano do projecto
¶ Um processo para capturar as lições aprendidas.
Com isto tudo PRINCE” permitirá poupar tempo e dinheiro ao mesmo tempo que se realizam com mais efectividade os projectos.
Sem comentários:
Enviar um comentário