A cultura anglo-saxónica habituou-nos à utilização de acrónimos e frases que funcionam como mnemónicas mentais para fazer as coisas da forma entendida como a mais adequada. Um desses é o SMART.
O acrónimo SMART é uma ferramenta para nos assegurarmos que os nossos objectivos e instruções são Específicos (S). Mensuráveis (M), Atingíveis (A), Relevantes (R) e em Tempo (T). Ajuda na clarificação do que pretendemos alcançar e estabelecer os prazos para ficarmos certos que iremos produzir os resultados que queremos dentro da escala de tempo que necessitamos.
1º Passo – Avalie as suas intenções
Antes de começar a afinar os seus objectivos, lembre-se de reverificar a sua intenção para querer alcançar este objectivo. Pergunte-se a si próprio:
- Qual é o resultado final que quero alcançar?
- Porque é que isto é tão importante para mim e para a minha organização?
- Se não alcançar este objectivo ou o fizer deficientemente, como é que isso irá afectar a minha carreira / planos de vida, auto-estima ou realização no trabalho?
2º Passo – Torne-os Específicos
Se a sua descrição de objectivos é inequivocamente clara para aqueles que a lêem, está à procura de confusão e de uma desculpa. Depois de ter escrito o objectivo pergunte-se a si próprio:
- Se alguém ler este objectivo, será que conseguirá executá-lo sem me ter a mim para o explicar?
- Será que o objectivo fornece as respostas ao Quem? Quê? Quando? e Onde?
- Está curto e conciso?
3º Passo – Torne-o Mensurável?
Já ouviu dizer, provavelmente, que «O que pode ser medido, pode ser feito.» Quando se desenham declarações de objectivos que são mensuráveis, estamos muito mais perto de as fazer e sabemos que as alcançámos porque produzem resultados claros. Para se assegurar que os seus objectivos obtém resultados, pergunte-se:
- Como saberei se este objectivo ou milestone foi alcançado e até que ponto?
- Como é que o irei medir e com que frequência?
- É totalmente claro para os que são parte da realização deste objectivo quais são os resultados mensuráveis?
4º Passo – Tornar os Objectivos Alcançáveis
Até pode querer, na próxima semana, ter uma promoção no trabalho ou até começar uma viagem à volt do mundo por um ano. Embora estes objectivos sejam excitantes e possíveis, eles podem não ser atingíveis para já. Pergunte-se:
- Pode este objectivo ser atingido (mesmo com algum esforço) dentro da escala de tempo indicada? Se não, divida o objectivo em partes mais pequenas e escreva de novo a declaração de objectivo.
- Se não consigo alcançar este objectivo dentro da escala de tempo indicada, quais são as mudanças que devo fazer para o conseguir?
5º Passo – Torne-o Relevante
Se os objectivos não parecem relevantes temos a tendência de os pôr na estufa. De facto, há sempre demasiadas outras coisas em que nos focarmos e para fazermos. Para garantir que os objectivos são relevantes, pergunte-se:
- Como é que este objectivo de alinha com a imagem total?
- Que problemas poderão surgir se não conseguir concluir este objectivo?
- É mesmo neste ano ou mês que este objectivo deve ser concretizado?
6º Passo – Fazer em Tempo
Muitos objectivos falham porque não identificamos a linha de tempo dentro da qual os queremos realizar. Para aqueles de nós que somos recorrentes em não fornecer escalas de tempo mensuráveis, parece-nos que os mesmos objectivos aparecem vezes e vezes repetidas nas nossas folhas de planeamento: para prevenir quer isto aconteça, pergunte-se:
- Será que estabeleci um prazo final global para a realização deste objectivo?
- Indiquei as milestones ou outros prazos para as actividades que contribuem para o progresso?
- Quando é que quero isto concretizado?
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