quinta-feira, maio 19, 2016

Iniciação do Projeto

Muitas decisões são tomadas durante a vida de um projeto, mas a decisão que como maior impacto de todas é a primeira; esta é a decisão de executar o projeto. Vamos analisar a fase de iniciação do projeto que decorre antes dessa primeira decisão.
Para a primeira decisão devemos realizar a análise cuidadosa dos benefícios do projeto potencial, as necessidades de recursos, os custos e o peso do portfólio organizacional e congruência estratégica e tudo ponderado então proceder à decisão de iniciar o projeto. Como os esforços de iniciação do projeto normalmente começam informalmente, muitas vezes a decisão e esta ponderação não é executada de forma tão rigorosa como necessário.

A análise de potencial de projeto, normalmente é embalada numa proposta formal de iniciação do projeto. A proposta, de facto, é a saída ou resultado do processo de iniciação do projeto. Importa ser claro. O sucesso da decisão de "go/no-go ' deve basear-se numa análise disciplinada e completa que culmina na proposta de iniciação do projeto. E, sim, como mencionado, o projeto potencial deve ser considerado à luz de outros projetos da organização e da mais abrangente estratégia. Embora os projetos possam variar em tamanho ou complexidade existem princípios comuns que devem ser empregues antes de decidir sobre cada implementação do projeto.

Neste artigo descrevo alguns princípios fundamentais para apoiar a decisão de aprovação de lançamento de iniciação do projeto.

Input dos Stakeholders

É essencial manter a comunicação das partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto, mas o envolvimento das partes interessadas é especialmente importante na fase de iniciação do projeto. A fim de incluir e envolver as partes interessadas certas deve considerar o seguinte na sua pesquisa:
  • Todas as pessoas que podem interagir com o produto ou serviço. Isto inclui não só o utilizador final, mas também os fornecedores e providers da manutenção. Entenda o problema ou oportunidade a partir da perspetiva em que cada um é afetado diretamente.
  • Mude os defensores e opositores. Alguns defensores incentivam a mudança, enquanto outros procuram manter o status quo. Quais são os motivos por trás de ambos os lados do argumento de mudança?
  • O cliente é definitivamente impactado pelo projeto e a importância de ouvir o input do cliente tem de ser sempre enfatizada.
  • Estado e administração local. Sim, as leis e regulamentos dos órgãos do governo tornam-nos numa das partes interessadas.
  • ·         Cultura e valores. O apoio ou desaprovação podem estar profundamente enraizados em crenças fundamentais, que podem ultrapassar os benefícios propostos. 


O propósito de mencionar este processo de estudo das partes interessadas não é encorajá-lo a aprofundar o mundo das partes interessadas, mas antes reconhecer a importância, desde o início, de uma análise exaustiva das partes interessadas para o conhecimento do projeto. O valor do conhecimento das partes interessadas é o de proporcionar a deteção precoce de requisitos e restrições. Quanto mais cedo os conhecermos, mais baratos são de gerir.

Clarificação dos Problemas

Não compreender verdadeiramente qual o problema que é preciso resolver é um erro muito comum. Então, gastar tempo a definir o problema, e empregar a "análise de intervalos", o que explica o problema como a diferença entre o estado atual e o ideal.

Compreender que o estado ideal estabelece um quadro para a avaliação de alternativas. Disciplinando-nos para definir adequadamente o problema proporciona soluções mais plausíveis e, possivelmente, melhores. Se realmente entender o problema então será capaz de desenvolver uma melhor gama de soluções viáveis.

Analise diversas alternativas

Se identificou completamente o problema, então terá várias soluções para explorar. E considerar ainda outras abordagens alternativas inspira outras novas ideias para resolver o problema. O objetivo depois é classificar estas soluções de acordo com seus custos e benefícios.

O desafio na análise de alternativas é que normalmente comparamos maçãs e laranjas: opções com vantagens diferentes e desvantagens. Quantificar os custos e benefícios permite ver as diferenças entre as alternativas. Os benefícios são tangíveis ou intangíveis. Os benefícios tangíveis são mensuráveis. Descrever e quantificar cada benefício tangível, e listar os seus pressupostos. Embora os benefícios intangíveis sejam difíceis de medir mesmo assim são importantes. Mais uma vez, deve descrever o benefício, os pressupostos e a probabilidade de sucesso. Além disso, deve considerar e comparar os recursos necessários para cada abordagem.

Encontrar formas de quantificar e comparar custos e benefícios permite perceber porque perseguir um menor custo e uma opção de menor alcance é melhor do que uma opção mais cara que tem todo o âmbito de aplicação, ou seja, "todas as funcionalidades”. Será que o ótimo é mesmo inimigo do bom?

Considere o portfólio e a estratégia

Chegado ao ponto em que não só definiu o seu problema, mas tem também uma solução proposta – o seu projeto. Antes da empresa mergulhar na execução do projeto devemos querer considerar se o projeto corresponde aos critérios de seleção. A maioria das empresas categorizam os projetos dentro de uma carteira de projetos. Os fatores principais ou benefícios dos projetos estão geralmente nas seguintes categorias:

  • Conformidade/regulação. Os requisitos do projeto são orientados para a necessidade de certa lei ou regulação.
  • Eficiência/redução de custo. O propósito é diminuir os custos operacionais.
  • Aumento do rendimento. Estes projetos tendem a ser de risco elevado, mas tem resultados muito desejáveis e favoráveis.


As empresas alocarão recursos e o risco entre estas categorias tal como um investidor do mercado de ações distribui dinheiro entre os investimentos de renda e de capital fixo. O objetivo do investidor é diversificar os investimentos para reduzir riscos e aumentar os ganhos potenciais. As empresas diversificam projetos entre as categorias de projeto para minimizar o risco e obter alavancagem para o ganho máximo. Além de classificar o projeto, indicar como o projeto se alinha com outros projetos da empresa e a estratégia global da empresa.

Sumário

Os pré-requisitos da decisão de início do projeto incluem, com a consulta a uma ampla variedade de partes interessadas, esclarecer o problema, analisar alternativas, e considerar portfólio da empresa e estratégia. O resultado desses esforços de iniciação do projeto será uma proposta de iniciação do projeto que é adequada para o processo de seleção da empresa.


A decisão de "go no-go 'decisão pode ser parte de um processo de gestão de portfólio de projeto ou uma decisão pessoal de um executivo. É importante a execução de trabalho base de apoio a uma decisão de iniciação bem sucedida. Mais uma vez, a decisão de executar o projeto tem o maior impacto. Pode não ter a autoridade para tomar essa decisão, mas pode estabelecer a base para uma decisão de compromisso bem sucedida. E às vezes a melhor decisão é a de não prosseguir o projeto.

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