Muitas decisões são tomadas durante a vida de um projeto,
mas a decisão que como maior impacto de todas é a primeira; esta é a decisão de
executar o projeto. Vamos analisar a fase de iniciação do projeto que decorre antes
dessa primeira decisão.
Para a primeira decisão devemos realizar a análise cuidadosa
dos benefícios do projeto potencial, as necessidades de recursos, os custos e o
peso do portfólio organizacional e congruência estratégica e tudo ponderado
então proceder à decisão de iniciar o projeto. Como os esforços de iniciação do
projeto normalmente começam informalmente, muitas vezes a decisão e esta
ponderação não é executada de forma tão rigorosa como necessário.
A análise de potencial de projeto, normalmente é embalada
numa proposta formal de iniciação do projeto. A proposta, de facto, é a saída
ou resultado do processo de iniciação do projeto. Importa ser claro. O sucesso
da decisão de "go/no-go ' deve basear-se numa análise disciplinada e
completa que culmina na proposta de iniciação do projeto. E, sim, como
mencionado, o projeto potencial deve ser considerado à luz de outros projetos
da organização e da mais abrangente estratégia. Embora os projetos possam
variar em tamanho ou complexidade existem princípios comuns que devem ser
empregues antes de decidir sobre cada implementação do projeto.
Neste artigo descrevo alguns princípios fundamentais para
apoiar a decisão de aprovação de lançamento de iniciação do projeto.
Input dos Stakeholders
É essencial manter a comunicação das partes interessadas
durante todo o ciclo de vida do projeto, mas o envolvimento das partes
interessadas é especialmente importante na fase de iniciação do projeto. A fim
de incluir e envolver as partes interessadas certas deve considerar o seguinte
na sua pesquisa:
- Todas as pessoas que podem interagir com o produto ou serviço. Isto inclui não só o utilizador final, mas também os fornecedores e providers da manutenção. Entenda o problema ou oportunidade a partir da perspetiva em que cada um é afetado diretamente.
- Mude os defensores e opositores. Alguns defensores incentivam a mudança, enquanto outros procuram manter o status quo. Quais são os motivos por trás de ambos os lados do argumento de mudança?
- O cliente é definitivamente impactado pelo projeto e a importância de ouvir o input do cliente tem de ser sempre enfatizada.
- Estado e administração local. Sim, as leis e regulamentos dos órgãos do governo tornam-nos numa das partes interessadas.
- · Cultura e valores. O apoio ou desaprovação podem estar profundamente enraizados em crenças fundamentais, que podem ultrapassar os benefícios propostos.
O propósito de mencionar este processo de estudo das partes
interessadas não é encorajá-lo a aprofundar o mundo das partes interessadas,
mas antes reconhecer a importância, desde o início, de uma análise exaustiva
das partes interessadas para o conhecimento do projeto. O valor do conhecimento
das partes interessadas é o de proporcionar a deteção precoce de requisitos e
restrições. Quanto mais cedo os conhecermos, mais baratos são de gerir.
Clarificação dos Problemas
Não compreender verdadeiramente qual o problema que é
preciso resolver é um erro muito comum. Então, gastar tempo a definir o
problema, e empregar a "análise de intervalos", o que explica o
problema como a diferença entre o estado atual e o ideal.
Compreender que o estado ideal estabelece um quadro para a
avaliação de alternativas. Disciplinando-nos para definir adequadamente o
problema proporciona soluções mais plausíveis e, possivelmente, melhores. Se
realmente entender o problema então será capaz de desenvolver uma melhor gama
de soluções viáveis.
Analise diversas alternativas
Se identificou completamente o problema, então terá várias
soluções para explorar. E considerar ainda outras abordagens alternativas
inspira outras novas ideias para resolver o problema. O objetivo depois é
classificar estas soluções de acordo com seus custos e benefícios.
O desafio na análise de alternativas é que normalmente comparamos
maçãs e laranjas: opções com vantagens diferentes e desvantagens. Quantificar
os custos e benefícios permite ver as diferenças entre as alternativas. Os
benefícios são tangíveis ou intangíveis. Os benefícios tangíveis são
mensuráveis. Descrever e quantificar cada benefício tangível, e listar os seus
pressupostos. Embora os benefícios intangíveis sejam difíceis de medir mesmo
assim são importantes. Mais uma vez, deve descrever o benefício, os pressupostos
e a probabilidade de sucesso. Além disso, deve considerar e comparar os
recursos necessários para cada abordagem.
Encontrar formas de
quantificar e comparar custos e benefícios permite perceber porque perseguir um
menor custo e uma opção de menor alcance é melhor do que uma opção mais cara
que tem todo o âmbito de aplicação, ou seja, "todas as funcionalidades”.
Será que o ótimo é mesmo inimigo do bom?
Considere o portfólio e a estratégia
Chegado ao ponto em que não só definiu o seu problema, mas tem
também uma solução proposta – o seu projeto. Antes da empresa mergulhar na execução
do projeto devemos querer considerar se o projeto corresponde aos critérios de
seleção. A maioria das empresas categorizam os projetos dentro de uma carteira
de projetos. Os fatores principais ou benefícios dos projetos estão geralmente nas
seguintes categorias:
- Conformidade/regulação. Os requisitos do projeto são orientados para a necessidade de certa lei ou regulação.
- Eficiência/redução de custo. O propósito é diminuir os custos operacionais.
- Aumento do rendimento. Estes projetos tendem a ser de risco elevado, mas tem resultados muito desejáveis e favoráveis.
As empresas alocarão recursos e o risco entre estas
categorias tal como um investidor do mercado de ações distribui dinheiro entre
os investimentos de renda e de capital fixo. O objetivo do investidor é
diversificar os investimentos para reduzir riscos e aumentar os ganhos
potenciais. As empresas diversificam projetos entre as categorias de projeto
para minimizar o risco e obter alavancagem para o ganho máximo. Além de
classificar o projeto, indicar como o projeto se alinha com outros projetos da
empresa e a estratégia global da empresa.
Sumário
Os pré-requisitos da decisão de início do projeto incluem, com
a consulta a uma ampla variedade de partes interessadas, esclarecer o problema,
analisar alternativas, e considerar portfólio da empresa e estratégia. O
resultado desses esforços de iniciação do projeto será uma proposta de
iniciação do projeto que é adequada para o processo de seleção da empresa.
A decisão de "go no-go 'decisão pode ser parte de um
processo de gestão de portfólio de projeto ou uma decisão pessoal de um
executivo. É importante a execução de trabalho base de apoio a uma decisão de
iniciação bem sucedida. Mais uma vez, a decisão de executar o projeto tem o
maior impacto. Pode não ter a autoridade para tomar essa decisão, mas pode
estabelecer a base para uma decisão de compromisso bem sucedida. E às vezes a
melhor decisão é a de não prosseguir o projeto.
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