Os passos para «fazer ITIL», ou seja, resolver problemas complexos nas TI…
Se olhar para a quantidade de livros de ajuda, métodos, esquemas ou outros métodos, o seu primeiro passo será admitir a realidade e confirmar que está perante um problema. Pois, este problema é que continua a pensar que problemas complexos têm soluções simples, mas se isso fosse verdade já não existiam problemas para solucionar?A inclusão de componentes da infra-estrutura de TI como um conjunto de serviços de TI que permitem directamente alcançar objectivos de negócio não é simples. É muito complexa e conforme o mundo e a tecnologia continuam a ficar mais complexos ainda se torna mais difícil obter mesmo um sucesso marginal na sua realização.
O primeiro passo verdadeiro é uma compreensão que os profissionais de TI, a todos os níveis, devem desenvolver um conhecimento aprofundado sobre a natureza dos problemas enfrentados na implementação de serviços de TI. Não há solução rápida, simples ou «ITIL in a Box».
Siga ou lidere, mas saia do caminho!
Esta é uma questão difícil porque aquelas poucas organizações que podem reclamar algum sucesso também podem afirmar que tinham uma boa liderança das TI bem como da empresa no seu conjunto.A razão da grande importância da liderança é que qualquer implementação de processos da gestão do serviço, ou de outra framework de processos, metodologia ou adopção de standards exige uma mudança fundamental na forma como as pessoas executam as suas funções. Os bons líderes construirão uma visão para um «mundo melhor» e ajudarão os participantes a verem por eles essa visão.
Com efeito, qualquer esforço para a mudança da forma como as pessoas trabalham exige um esforço significativo na gestão dessa mudança. Os executivos das TI que «’ouvem» sobre a ITIL e querem por decreto «ir para a ITIL» não irão ter sucesso. “Fazer ITIL” requer que a equipa de gestão executiva das TI «viva e respire ITIL». Exige-se um compromisso da gestão que não pode ser só um envolvimento.
continua com Nada substitui saber do que se está a falar.