segunda-feira, janeiro 14, 2019

O que significa realmente controlo de projeto

O termo controlo tem vários significados. Aqueles que são novos na gestão de projeto ficam inicialmente desanimados usando o termo “controlo”, porque equivocadamente o equacionam com o conceito de autoridade.
No mundo da gestão de projetos, o controlo tem muito pouco a ver com dizer às pessoas o que fazer, ditando as ações ou pensamentos, ou tentando forçá-las a comportar-se de certa forma - todas as quais são interpretações comuns de controlo.
Na gestão de projetos, o termo “controlo” é muito mais análogo a dirigir um navio. Trata-se de fazer continuamente ajustes no curso com um objetivo principal em mente: trazer o navio para um porto seguro, como prometido no início da viagem. E a viagem do projeto bem-sucedida inclui a identificação de um destino específico, o mapeamento cuidadoso de uma rota para chegar lá, a avaliação da localização durante a viagem e a observação atenta do que está por vir.

Objetivo do Controlo do Projeto

Os gestores de projeto novatos (e alguns experientes!) costumam cometer o mesmo erro ao tentar manter o controlo dos projetos. Eles envolvem-se no aqui e agora - na medição e avaliação da situação imediata - com a exclusão de todo o resto. Eles calculam a posição atual e o quanto estão fora do curso. Isso é o que eles reportam ao gestor e prometem corrigir. Todo o foco deles consiste em permanecer na linha que eles traçaram do começo ao fim do projeto. Infelizmente, controlar o destino do projeto não é tão simples.
Como veremos, avaliar onde estamos em termos de onde deveríamos estar certamente faz parte do controlo geral e "voltar à rota" é quase sempre uma boa estratégia. Mas a missão principal é entregar o que prometeu, por isso deve pensar em "manter o controlo" em termos de minimizar a distância entre o local onde acaba e o aquele em que disse que acabaria.

Significa que o controlo geral do projeto exige um olho no futuro, como mostra a fórmula:

Variação atual calculada + variação futura estimada = variação final do projeto

Manter o adequado controlo requer que considere três parâmetros: (a) onde está, comparado com o local em que deveria estar; (b) o que há pela frente que possa afetá-lo; e (c) onde vai acabar, comparado com o lugar onde disse que acabaria. Tenha em mente que (a) e (b) são usados principalmente como funções de controlo interno (embora você possa optar por reportá-los fora da equipe). São usados para avaliar (c). Correndo o risco de ser repetitivo, o foco principal deve ser sempre avaliar onde acha que vai acabar.

Há duas razões para isso.

Primeiro, deve realizar uma ação corretiva inteligente e significativa com este ponto final em mente. Orientar o navio deve incluir mais do que apenas direcioná-lo de volta ao curso; também deve incluir o reconhecimento de que há um motivo à frente que terá que percorrer ou percorrer o próximo ponto de terra que começou desde que começou sua viagem. O futuro será sempre diferente do esperado no início do projeto. Os pressupostos serão revistos, as condições operacionais serão alteradas e novas coisas serão lançadas no caminho. Às vezes, as ações tomadas agora devem compensar as futuras fontes de variação, bem como as variações criadas pelo desempenho passado.

A segunda razão pela qual precisa concentrar-se no ponto final refere-se aos relatórios de gestão. Na maioria dos casos, o que provavelmente mais interessa à gestão é uma previsão de onde acha que vai acabar: esse é o tipo de informação de que precisam para gerir a empresa. É possível informar a gestão que está duas semanas atrasado ou que o valor de x € acima do orçamento pode ou não ter valor para eles. Relatar que espera que o projeto seja concluído com três semanas de atraso ou xxx € acima do orçamento tem muito mais probabilidade de ter valor.

O que Controla na realidade

Neste ponto, provavelmente vai dizer: "OK, então deveria estar focado no ponto final do projeto e deveria tentar" voltar à rota "e minimizar as variações. Mas o ponto final de quê? Voltar para que faixa de rodagem? E que tipo de variação falamos?” Todas são boas perguntas.

As respostas a estas perguntas conduzirão de volta à discussão sobre as dimensões do sucesso do projeto. A medida mais fundamental do sucesso do projeto refere-se ao cumprimento das metas acordadas em cada uma das dimensões. Estas são as metas que prometeu cumprir no início do projeto; esses são os alvos que você deve focar no controlo.
Dois dos alvos pertencem ao consumo de recursos:
Cronograma: O projeto foi concluído no prazo? (Quanto tempo demorámos?)
Custo: O projeto teve um custo? (Quanto gastámos?)
Os outros dois alvos estão ligados às entregas do projeto:
Funcionalidade: Os entregáveis do projeto têm a capacidade esperada? (O que é que eles podem fazer?)
Qualidade: Os resultados alcançados são tão bons quanto prometidos? (Qual a dimensão de bem pode ser alcançada?)

No que diz respeito a muitos gestores de organizações, o desfecho ideal ocorre quando um projeto responde a estes quatro objetivos exatamente como prometido. Embora os “alvos que são alcançados” sejam frequentemente caracterizados como desejáveis, atingir alvos fornece um nível de previsibilidade que a maioria dos gestores organizacionais valoriza. Os dois primeiros alvos (tempo e custo) geralmente recebem mais atenção; daí a frase muito comum "controlar no tempo e no orçamento".

Às vezes, no entanto, controlar o custo e o cronograma recebe muita atenção e o desempenho de entrega não é monitorizado tanto quanto deveria. Este é um grande descuido, em que deve concentrar-se em evitar.

Portanto, Controlo de projeto é. Realmente, minimizar a distância entre o prometido e o alcançado.

Elementos do processo de controlo requeridos

Os planos de projeto detalhados são criados para satisfazer dois objetivos básicos: primeiro, fornecer um mapa para a equipe do projeto acompanhar durante a execução do projeto; e, segundo, fornecer um instrumento que possa usar para avaliar se o projeto está ou não no curso. Em termos simples, não poderá manter o controlo sobre o projeto se não tiver um plano com credibilidade e devidamente detalhado.

A capacidade de avaliar o progresso do projeto, calcular a variação do plano e prever o futuro depende de vários elementos-chave do processo. Entre esses elementos estão os seguintes:
  • Uma linha de base de medição, a baseline ou plano aprovado
  • Processos e métodos para recolha de dados
  • A capacidade de obter bons dados
  • Enfase no cumprimento dos prazos
  • Processos, ferramentas e métodos para analisar o desempenho passado, presente e futuro


quarta-feira, janeiro 09, 2019

Identificar o que pode atingir o projeto

Uma séria abordagem do Risco continua a ser a maior lacuna nos projetos no nosso país.A razão para isso entronca no deficiente conhecimento mas também na dificuldade de enfrentar a incerteza de forma prática.

O primeiro passo no processo de gestão de risco é descobrir o que enfrentamos. Que tipos de coisas ameaçam a capacidade de fornecer o que se prometeu? Tudo começa com a incerteza de não saber exatamente como as coisas vão acabar. Esta é apenas outra maneira de dizer que muitos aspetos dos projetos são imprevisíveis, apesar dos esforços para realizá-los. Eis algumas das áreas mais comuns de incerteza.

Área
Descrição
Âmbito
Extensão estimada do trabalho, capacidade de definir com clareza o trabalho, erros de desenho e omissões, mudança de âmbito dirigida pelo cliente
Tempo
Duração estimada do projeto, duração estimada de atividades, tempo para o mercado, data de lançamento, escala de revisões de gestão e aprovações
Custo
Custos estimados do projeto, custos de produção do procurement, custos de manutenção, Inflação, variações cambiais, limitações de orçamento
Tecnologia
Expetativas do cliente, probabilidade de sucesso, capacidade de escalação, sucesso do design, capacidade de produção
Recursos
Quantidade, qualidade, disponibilidade, competências adequadas, definição de funções e responsabilidades
Organizacional
Prioridades e conhecimentos do cliente, coordenação entre departamentos
Adaptação
Expetativas dos utilizadores, volume de vendas, demografia, qualidade, geografia, economia
Fatores externos
Ações e reações externas, regulação
Tabela 1 - Áreas típicas de alta incerteza

A partir destas fontes de incerteza, surgem questões. Estas são o que precisa descobrir, problemas potenciais específicos, quantos você puder imaginar. Mas como vai identificar problemas? Não há uma fórmula mágica para identificar possíveis ameaças ao seu projeto. Isso exigirá conhecimento específico do projeto, capacidade intelectual significativa e capacidade de especular. Hummm ... isso soa como uma excelente oportunidade para um evento de team-building.

Os melhores eventos de teambuilding são aqueles em que os membros da equipa expandem os conhecimentos uns dos outros e do projeto ao mesmo tempo. Identificar possíveis problemas como equipa é uma maneira ideal de conseguir isso. Caracterizo o efeito de eventos como este como construção da inteligência coletiva da equipa. Especificamente, a abordagem começa pela reunião de toda a equipe. Recomendo reservar de duas a quatro horas, dependendo do tamanho e da complexidade do projeto. Reúna cada peça Reúna toda a documentação que você puder e peça aos outros que façam o mesmo.
Documentos em background típicos podem incluir o Documento de Requisitos, o Documento de Definição do Projeto e o business case. De valor mais imediato, serão os documentos de planeamento do projeto, como a WBS, o cronograma de controle do projeto e a Matriz de Atribuição de Responsabilidades. Finalmente, estruture qualquer documentação de suporte relevante, como base de planos de estimativas, suposições de planeamento e o diagrama de rede usado para o desenvolvimento do cronograma.

O ponto central de tudo isso é que pretendemos que o maior número possível de documentos ajude e estimule o pensamento sobre possíveis problemas. Uma lista de verificação também pode ser bastante útil para estimular a especulação. Considere usar uma lista de verificação similar a esta quando realizar a reunião com a equipa.

Âmbito do Projeto
_ Cliente adiciona âmbito ou funcionalidades
_ Trabalho não pode ser definido com rigor
_ Âmbito está subestimado
_ Objetivos do projeto mudam
Instalações e equipamento
_Indisponibilidade
_Fraca confiança
_Incompatibilidade com existente
_Limitações proprietárias
_Fraca flexibilidade
_Má localização e espaço
Pessoal
_Férias/Doenças
_Família e outros
_Interesses em conflito
_Distrações externas
_Questões éticas
_Questões morais
Cronograma do Projeto
_ duração subestimada do projeto
_ Data de fim altera-se durante o projeto
_ Data de fim irrealista
_ Atraso nas aprovações
_ Revisões da gestão atrasam projeto
Recursos
_Mudança nos elementos da equipa
_Financiamento
_Custos/despesas incertos
_Indisponibilidades
_Prioridades desalinhadas
Interpessoais
_Performance/ produtividade
_Conflitos interpessoais
_ Desenvolvimento
_Má motivação e atitudes
_Competências desajustadas

Materiais
_ Fonte e disponibilidade
_ Integração pobre com o existente
_Deficiente confiança do fornecedor
_ Confiabilidade do material
_Qualidade fora do standard
_Alto preço
Organizacional
_Difusas funções e responsabilidades
_Pobre delegação
_Relações más entre unidades
_Falta de coordenação
_Conflitos entre unidades
_Pobres comunicações
_Limitações de política
Influências Externas
_Meteorologia e desastres
_Regulação e governo
_Higiene e Segurança
_Barreiras culturais
_Tensões políticas
_Mudanças económicas
_Posição política desfavorável
Tabela 2 - Lista de verificação de questões

Relacione o máximo de problemas possíveis, com o uso técnicas de brainstorming. Embora não queira sufocar a criatividade, tente manter a lista com um tamanho razoável (talvez de 30 a 50, dependendo do tamanho e da complexidade do projeto).

Ao listar possíveis problemas que ameaçam o projeto, não perca de vista o conceito de incerteza. Lembre-se de que a falta de informação, conhecimento e compreensão é realmente o inimigo. Em outras palavras, pense nas maiores “ameaças” como aquelas que têm o maior potencial para o desviar o mais longe possível - numa direção desfavorável.