Uma séria abordagem do Risco continua a ser a maior lacuna nos projetos no nosso país.A razão para isso entronca no deficiente conhecimento mas também na dificuldade de enfrentar a incerteza de forma prática.
O primeiro passo no processo de gestão de risco é descobrir
o que enfrentamos. Que tipos de coisas ameaçam a capacidade de fornecer o que se
prometeu? Tudo começa com a incerteza de não saber exatamente como as coisas
vão acabar. Esta é apenas outra maneira de dizer que muitos aspetos dos
projetos são imprevisíveis, apesar dos esforços para realizá-los. Eis algumas
das áreas mais comuns de incerteza.
Área
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Descrição
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Âmbito
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Extensão estimada do trabalho, capacidade de definir com
clareza o trabalho, erros de desenho e omissões, mudança de âmbito dirigida
pelo cliente
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Tempo
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Duração estimada do projeto, duração estimada de
atividades, tempo para o mercado, data de lançamento, escala de revisões de
gestão e aprovações
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Custo
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Custos estimados do projeto, custos de produção do
procurement, custos de manutenção, Inflação, variações cambiais, limitações
de orçamento
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Tecnologia
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Expetativas do cliente, probabilidade de sucesso,
capacidade de escalação, sucesso do design, capacidade de produção
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Recursos
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Quantidade, qualidade, disponibilidade, competências
adequadas, definição de funções e responsabilidades
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Organizacional
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Prioridades e conhecimentos do cliente, coordenação entre
departamentos
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Adaptação
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Expetativas dos utilizadores, volume de vendas,
demografia, qualidade, geografia, economia
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Fatores externos
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Ações e reações externas,
regulação
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Tabela 1 - Áreas típicas de alta incerteza
A partir destas fontes de incerteza, surgem questões. Estas
são o que precisa descobrir, problemas potenciais específicos, quantos você
puder imaginar. Mas como vai identificar problemas? Não há uma fórmula mágica
para identificar possíveis ameaças ao seu projeto. Isso exigirá conhecimento
específico do projeto, capacidade intelectual significativa e capacidade de
especular. Hummm ... isso soa como uma excelente oportunidade para um evento de
team-building.
Os melhores eventos de teambuilding são aqueles em que os
membros da equipa expandem os conhecimentos uns dos outros e do projeto ao
mesmo tempo. Identificar possíveis problemas como equipa é uma maneira ideal de
conseguir isso. Caracterizo o efeito de eventos como este como construção da
inteligência coletiva da equipa. Especificamente, a abordagem começa pela reunião
de toda a equipe. Recomendo reservar de duas a quatro horas, dependendo do
tamanho e da complexidade do projeto. Reúna cada peça Reúna toda a documentação
que você puder e peça aos outros que façam o mesmo.
Documentos em background típicos podem incluir o Documento
de Requisitos, o Documento de Definição do Projeto e o business case. De valor
mais imediato, serão os documentos de planeamento do projeto, como a WBS, o
cronograma de controle do projeto e a Matriz de Atribuição de
Responsabilidades. Finalmente, estruture qualquer documentação de suporte
relevante, como base de planos de estimativas, suposições de planeamento e o
diagrama de rede usado para o desenvolvimento do cronograma.
O ponto central de tudo isso é que pretendemos que o maior número
possível de documentos ajude e estimule
o pensamento sobre possíveis problemas. Uma lista de verificação também pode
ser bastante útil para estimular a especulação. Considere usar uma lista de
verificação similar a esta quando realizar a reunião com a equipa.
Âmbito do Projeto
_ Cliente adiciona âmbito ou funcionalidades
_ Trabalho não pode ser definido com rigor
_ Âmbito está subestimado
_ Objetivos do projeto mudam
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Instalações e equipamento
_Indisponibilidade
_Fraca confiança
_Incompatibilidade com existente
_Limitações proprietárias
_Fraca flexibilidade
_Má localização e espaço
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Pessoal
_Férias/Doenças
_Família e outros
_Interesses em conflito
_Distrações externas
_Questões éticas
_Questões morais
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Cronograma do
Projeto
_ duração subestimada do projeto
_ Data de fim altera-se durante o projeto
_ Data de fim irrealista
_ Atraso nas aprovações
_ Revisões da gestão atrasam projeto
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Recursos
_Mudança nos elementos da equipa
_Financiamento
_Custos/despesas incertos
_Indisponibilidades
_Prioridades desalinhadas
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Interpessoais
_Performance/ produtividade
_Conflitos interpessoais
_ Desenvolvimento
_Má motivação e atitudes
_Competências desajustadas
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Materiais
_ Fonte e disponibilidade
_ Integração pobre com o existente
_Deficiente confiança do fornecedor
_ Confiabilidade do material
_Qualidade fora do standard
_Alto preço
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Organizacional
_Difusas funções e responsabilidades
_Pobre delegação
_Relações más entre unidades
_Falta de coordenação
_Conflitos entre unidades
_Pobres comunicações
_Limitações de política
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Influências
Externas
_Meteorologia e desastres
_Regulação e governo
_Higiene e Segurança
_Barreiras culturais
_Tensões políticas
_Mudanças económicas
_Posição política
desfavorável
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Tabela 2 - Lista de verificação de questões
Relacione o máximo de problemas possíveis, com o uso
técnicas de brainstorming. Embora não queira sufocar a criatividade, tente
manter a lista com um tamanho razoável (talvez de 30 a 50, dependendo do
tamanho e da complexidade do projeto).
Ao listar possíveis problemas que ameaçam o projeto, não
perca de vista o conceito de incerteza. Lembre-se de que a falta de informação,
conhecimento e compreensão é realmente o inimigo. Em outras palavras, pense nas
maiores “ameaças” como aquelas que têm o maior potencial para o desviar o mais
longe possível - numa direção desfavorável.
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