Abaixo descrevemos algumas das áreas que devem ser
averiguadas (ou pelo menos visitadas) para verificar se existem alguns riscos
escondidos ao longo de todo o projeto. Pode funcionar como um embrião para a
criação de um Registo de Riscos para utilizar em projetos ou uma lista de questões para colocar em reunião de gestão de risco.
Então aqui vai:
Riscos relacionados com o Plano e o Esforço – O deslizar do
âmbito é um risco de grande dimensão para o plano e o custo, mas estimativas de
qualidade pobres são também um facto significativo. A falta de experiência
anterior. Conhecimento experimentado da área de atividade, falta de adequadas
revisões e verificações são as causas para estimativas inexatas. Ser pessimista
faz-nos ganhar pontos e devemos quase ser paranoicos quando se trata da
estimação do projeto. O otimismo mata, muitas vezes!
Riscos relacionados com Dependências – O projeto está dependente de stakeholders múltiplos como, por exemplo, cliente / sponsor, fornecedores, empreiteiros, agências externas, etc. e para cada dependência irão existir riscos associados. Teremos de garantir que todas as dependências são documentadas e que: estão registadas as entregas que devem ser realizadas por cada parte? Garanta que as linhas de tempo para as entregas de cada parte estão claras para todos e comprometidas? E mencionou neste compromisso qual é a contingência se se materializar o risco e o compromisso não é alcançado pelo stakeholder? Todas as dependências devem ser registadas e visitadas nos relatórios de status e nas revisões do projeto. Alguns exemplos destes riscos são – atraso do fornecedor, problemas de entregas, questões com empreiteiros, atrasos do cliente, atrasos de envio, etc.
Riscos relacionados com Constrangimentos – Quase todos os projetos têm algum tipo de constrangimento. O exemplo deste constrangimento pode ser limitados recursos para a execução, elevado custo dos produtos envolvidos, tempo de execução muito apertado, condições apertadas de extensas de garantia, etc.
Riscos relacionados com a Tecnologia – A tecnologia selecionada
pode colocar riscos em dependência das suas limitações. Isto é especialmente
verdade se a tecnologia é recente e pouco comprovada ou não é conhecida se for
necessário suporte técnico. A limitação da tecnologia pode ainda inibir a
interoperabilidade futura entre sistemas. A mesma tecnologia pode colocar
problemas se estamos ainda a funcionar com versões antigas e o fornecedor
passou a novas versões. A obsolescência eletrónica de equipamentos é um risco
de grande dimensão quando tratamos de os embeber no desenvolvimento do produto
muito especialmente se necessitamos de garantir o suporte destes produtos por
longos anos.
Riscos relacionados com os Critérios de Aceitação – Uma causa importante de preocupação para o gestor de projeto está na definição no contrato de critérios de aceitação vagos ou pouco claros. Este também é um especto muito difícil de definir nos estágios iniciais do projeto quando se define a especificação do trabalho. Deve preparar um plano de teste da aceitação logo que os requisitos estejam fixos e a arquitetura de alto nível esteja realizada. Em alguns projetos esta importante questão só é tratada já tarde no projeto e esto deixa este exposto a um risco inaceitável.