quarta-feira, agosto 04, 2010

Planear Projectos: os grupos de processos

Todos os gestores de projecto necessitam de ter um plano transparente para o seu projecto. Esbarram logo com questões de: como devem criar o plano? Deve ser criado sempre da mesma maneira? Em que estágio deve registar as dependências, as baselines e a execução real?
Estas são questões comuns e que têm respostas.

Não importa qual a indústria em que trabalha ou em que projecto está envolvido, porque pode usar estes cinco tópicos para se orientar no planeamento do seu projecto.

Estabeleça uma Direcção

Antes de iniciar, defina a orientação para o seu projecto. Faça isso com clareza através da identificação da visão do projecto, dos seus objectivos e resultados. Declare a linha de tempo global para a conclusão e clarifique a quantidade de recursos disponíveis (incluindo financeiros). Determine o que está «dentro» e «fora» do âmbito do projecto. Identifique os benefícios e custospensar na execução do projecto e quais as milestones e constrangimentos que o afectam. 

Só quando tudo isto está acordado com o Sponsor do Projecto, será claro o que será necessário alcançar. Em poucas palavras, clarificámos a Iniciação de um projecto.

Selecção das Actividades

Está agora em condições de iniciar o planeamento. Comece por identificar os grupos de actividades que é necessário realizar para concluir os resultados do projecto. De seguida, para cada grupo de actividades, decomponha-os em subactividades para criar aquilo que é denominado como "Work Breakdown Structure" (WBS). A sua WBS é essencialmente uma lista hierárquica e ordenada de actividades. Atribua, agora, data de início e de fim a cada actividade, bem como durações das actividades. Adicione sempre um tempo extra (p. ex. 10%) às suas durações para ter alguma contingência. Seguidamente, adicione Milestones ao seu plano – estas são actividades que representam as maiores realizações ao longo do processo.

Interligação

O próximo passo é estabelecer ligações (ou dependências) entre actividades do projecto. Embora existam vários tipos de ligações, a maioria dos gestores de projecto usam ligações de fim para princípio, de forma que uma tarefa inicia-se quando outra termina. Para tornar o projecto realizável, adicione só ligações se existir uma dependência crítica entre elas. Lembre-se que quando uma actividade desliza no tempo, todas as actividades ligadas a esta irão também deslizar. Utilize as ligações com cuidado.

Atribuição de recursos

Chegamos agora à parte engraçada – atribuir recursos. Um «recurso» pode ser uma pessoa, um equipamento, uma localização ou materiais. Em relação a cada actividade do seu plano atribua um ou mais recursos necessários para a concluir. Conforme vai atribuindo recursos verifique a sua utilização. Por outras palavras, assegure-se que não sobre atribui um recurso específico a múltiplas actividades, de tal forma que se torne impossível a este recurso completar tudo o que lhe foi atribuído. Necessita de uma visualização da utilização dos recursos que lhe permita saber o seu calendário em projecto.

Baseline, Dados Reais e Reporting

Com um plano de projecto completado está finalmente em condições de guardar a sua «baseline», para que mais tarde possa comparar o seu progresso em relação ao plano. Comece a registar o seu progresso real em relação ao plano. Todos os dias registe a quantidade de tempo que despendeu em cada actividade. Registe, também, as novas datas planeadas de início e fim e monitorize a data global de conclusão do projecto. Reporte o progresso regularmente, para que possa controlar a entrega dos resultados do projecto e alcance os objectivos que estabeleceu.

terça-feira, agosto 03, 2010

Deixe de procurar uma «receita»

Os passos para «fazer ITIL», ou seja, resolver problemas complexos nas TI…

Se olhar para a quantidade de livros de ajuda, métodos, esquemas ou outros métodos, o seu primeiro passo será admitir a realidade e confirmar que está perante um problema. Pois, este problema é que continua a pensar que problemas complexos têm soluções simples, mas se isso fosse verdade já não existiam problemas para solucionar?
A inclusão de componentes da infra-estrutura de TI como um conjunto de serviços de TI que permitem directamente alcançar objectivos de negócio não é simples. É muito complexa e conforme o mundo e a tecnologia continuam a ficar mais complexos ainda se torna mais difícil obter mesmo um sucesso marginal na sua realização.
domino O primeiro passo verdadeiro é uma compreensão que os profissionais de TI, a todos os níveis, devem desenvolver um conhecimento aprofundado sobre a natureza dos problemas enfrentados na implementação de serviços de TI. Não há solução rápida, simples ou «ITIL in a Box».

Siga ou lidere, mas saia do caminho!

Esta é uma questão difícil porque aquelas poucas organizações que podem reclamar algum sucesso também podem afirmar que tinham uma boa liderança das TI bem como da empresa no seu conjunto.
A razão da grande importância da liderança é que qualquer implementação de processos da gestão do serviço, ou de outra framework de processos, metodologia ou adopção de standards exige uma mudança fundamental na forma como as pessoas executam as suas funções. Os bons líderes construirão uma visão para um «mundo melhor» e ajudarão os participantes a verem por eles essa visão.
Com efeito, qualquer esforço para a mudança da forma como as pessoas trabalham exige um esforço significativo na gestão dessa mudança. Os executivos das TI que «’ouvem» sobre a ITIL e querem por decreto «ir para a ITIL» não irão ter sucesso. “Fazer ITIL” requer que a equipa de gestão executiva das TI «viva e respire ITIL». Exige-se um compromisso da gestão que não pode ser só um envolvimento.

continua com Nada substitui saber do que se está a falar.

terça-feira, julho 27, 2010

Melhorar o conhecimento sobre projecto

Pretende melhorar as suas competências em gestão de projecto? Quer melhorar as oportunidades de sucesso em projecto? Para isso precisa de aprender qualquer coisa nova todas as semanas sobre gerir projectos, porque se não aprende como pode melhorar?

1. Seja sério

Quer seja um principiante ou um aprendiz, tem de investir em aprendizagem formal para melhorar as suas competências. Pode, ainda, frequentar um curso ou tentar ferramentas online.

De qualquer forma, tente reservar duas horas por semana para ler livros, materiais, artigos acerca de projectos. Através da sua dedicação ao tópico, irá desencadear novas ideias para os seus projectos e para alcançar mais sucesso.

2. Alargue o seu horizontelondon-eye

Não se reduza à teoria clássica da gestão de projecto. Ao contrário, alargue o seu horizonte através da leitura de outros materiais sobre a gestão de pessoas, dinheiro e equipamento, bem como, fornecedores, compras e comunicação.

3. Tire apontamentos

Se está a ler pela noite dentro, muito daquilo que lê é esquecido. Assim sempre que pensa «este é um bom ponto!» escreva-o. Crie o seu próprio Guia de Leitura e registe nele as dicas e ideias que foi lendo nos seus estudos.

Em seguida, pode sempre recorrer a este guia para refrescar as ideias. Melhor ainda, pode utilizá-lo para partilhar com a sua equipa o seu conhecimento adquirido. Quem sabe, se não publico um livro com essas ideias.

4. Seja específico

Depois de estar um par de meses a melhorar o seu conhecimento de gestão de projecto está em condições de ser específico. Seleccione as áreas em que está ainda fraco e recolha materiais sobre esses tópicos, Lembre-se que os Gestores de Projecto são generalistas. Tem de saber muito acerca de TODOS os tópicos na disciplina de gestão. Aprofundar os tópicos em que é fraco é assim uma opção decisiva.

5. Recompense os seus esforços

Como foi escrevendo ao longo do processo de aprendizagem, consegue rapidamente concluir o valor que esta informação tem para si. Em primeiro lugar, pela alteração para melhor das práticas diárias de gestão. Fique orgulhoso daquilo que aprendeu e ofereça-se um prémio. Faça alguma coisa especial para si ou com a equipa.

A atribuição de recompensas melhora a motivação e reforça a importância da aprendizagem. Motive-se semana a semana para continuar a aprender.