domingo, outubro 19, 2008

Relatórios de Status em Projectos

Os relatórios de status parecem sempre ser um espinho no pé da muitos gestores de projectos e gestores em geral. Os relatórios de status tendem a ser mal orientados em geral.
Eis como alterar isto e voltar a adicionar valor. 
    O relatório de status deve:
  1. Descrever de uma forma gráfica ou em texto simples como foi medido o trabalho planeado face ao trabalho realizado. Um gráfico do Valor Planeado relativamente ao Valor Ganho é a forma mais simples. Os mais rápidos terão gráficos «pré-preparados». Mas estes não mostram o «valor» dos itens entregues, só que estes foram efectuados. 
  2. Alguns meios gráficos de mostrar uma cor de status para as correntes de trabalho. VERMELHO, AMARELO, VERDE  é um bom meio. Por correntes de trabalho quero dizer os resultados óbvios do projecto. Se alguma coisa está AMARELO ou VERMELHO, terá de haver um plano para as repôr em VERDE.
  3. O relatório deve mostrar os riscos, mitigações e a retirada do risco para todos os itens que ameaçam o sucesso do projecto. 
  4. O relatório deve constar de uma única folha de papel. 
Fazer isto pode assumir várias formas, mas cada uma DEVE não conter nenhuma narrativa acerca dos detalhes mais ou menos de sucesso do projecto. A única forma para um relatório de status seco é realmente simples:
Declarar, antes de tudo, o que se espera ser concluído de uma forma mensurável, tangível e com resultados avaliáveis. Depois declarar, ainda, no relatório de status que se produziram esses resultados ou não. Se não se produziram quando ficarão completos? Se estamos com problemas na conclusão, o que será feito para remover os problemas. Quanto custará este trabalho?

Esta é a base para o Planeamento Baseado em Resultados.
Dizer o que se vai realizar. Dizer que já realizámos. Se não, dizer qundo concluímos o planeado.

Sem comentários: