terça-feira, maio 02, 2017

Causas de Atraso em Projeto

As causas de atraso mais comuns organizadas por responsabilidades são as seguintes:

Atrasos causados pelo dono da obra

  • Suspensões / Rescisões do dono da obra
  • Alterações pedidas pelo dono da obra ao âmbito, sequência de programação ou métodos de trabalho
  • Interfaces do dono da obra para acessos, licenças, design e material
  • Interfaces de inspeção e aprovação com o dono.
 

Atraso causado por terceira parte

Dependendo das responsabilidades atribuídas por condições do contrato, estas podem ser contabilizadas ao dono da obra ou ao contratante. Por exemplo, se for responsabilidade do proprietário obter as Aprovações do Estado, o atraso será causado pelo dono da obra. Várias razões estão listadas abaixo:
  • Interfaces do empreiteiro ao local do trabalho
  • Aprovações de entidades governamentais / reguladoras
  • Atraso na obtenção de dados de fornecedores de equipamentos
  • Entrega atrasada de material de fornecedores

Atrasos causados por circunstâncias

Os motivos que se seguem podem ser atribuídos a diferentes partes, consoante as interpretações das condições do contrato:
  • Condições de solo imprevistas (condições diferentes do local)
  • Força Maior (greve, terremoto, inundação, etc.)
  • Atitude de qualquer uma ou ambas as partes
  • Retrabalho de defeitos
  • Atrasos no fornecimento de condições de segurança adequadas no local
  • Restrições de disponibilidade de mão-de-obra - Qualitativa / Quantitativa
  • Perdas de produtividade do trabalho devido a condições físicas extremas (calor / frio severo etc.)

Os atrasos geralmente causam perda de dinheiro e tempo no projeto. Conforme as partes responsáveis pelos atrasos e do seu impacto no calendário, os atrasos são classificados em cinco categorias. 

Seguidamente discutiremos os diferentes tipos de atrasos e compensação aplicáveis em termos de extensão de tempo ou dinheiro ou ambos.

terça-feira, abril 25, 2017

Trabalho para o sucesso do projeto

Algumas métricas importantes no acompanhamento de projetos.
Para grandes projetos é geralmente benéfico analisar a perda de total float todos os meses. Isso dá sinais de alerta precoce para os caminhos de atividade problemática e arma a equipa do projeto para tomar ações corretivas. Uma vez que o cronograma é atualizado regularmente, o caminho crítico rotineiramente muda de uma sequência de atividades para outra durante o curso de um projeto. Assim, este método é o mais eficiente para acompanhar o progresso, monitorizar e controlar o projeto.
Para conseguir a conclusão atempada de um projecto, o plano deve ser cuidadosamente preparado e deve ser comprado por todas as partes responsáveis ​​pela execução. Algumas orientações para o sucesso:
  • Todos os prazos de entrega devem ser suficientes para evitar atrasos.
  • O Design deve ser entregue na sequência de prioridades de construção no local.
  • Todas as licenças de entidades governamentais devem ser planeadas e solicitadas antecipadamente.
  • As interfaces de construção também devem ser identificadas bem à frente.
  • A necessidade de recursos deve ser planeada contra a disponibilidade dos mesmos.

Um controle de projeto completo e configurado deve ser funcional na empresa de design, bem como no site para monitorizar o progresso e decidir as ações corretivas. A equipa interage com todos os outros grupos no site da obra, bem como na sede da empresa para obter informações sobre todos os aspetos do projeto. As informações são usadas para analisar e acompanhar o progresso do projeto, identificar atrasos potenciais e levantar sinais de advertência. Se ocorrerem todos os atrasos; os impactos de cronograma são calculados, as atenuações planejadas e estão bem documentadas com as devidas responsabilidades para realizar análises de atraso.


Mesmo com todo o planeamento cuidadoso para o projeto, como detalhado acima, podem ocorrer por várias razões atrasos. A seguir discutir-se-á várias causas de atraso para ajudar a identificar e analisar atrasos num projeto.

terça-feira, abril 18, 2017

Cálculo do plano do projeto

Após a definição dos tipos de contratos e a afirmação geral da necessidade do controlo dos contratos através do planeamento e controlo da sua realização tratamos agora da forma como os projetos são calculados, designadamente a sua duração e o caminho cítico.
Após a criação de uma rede e atribuída duração a cada uma das atividades, o tempo de início / fim é calculado para a atividade individual, bem como para todo o projeto. São calculados quatro tempos limite para cada atividade do projeto, conforme mencionado abaixo:
  • Early Start: é a data mais próxima possível quando uma atividade pode começar, permitindo que a duração necessária para as atividades anteriores a ser concluída.
  • Early Finish: é a data mais cedo em que uma atividade pode ser concluída.
  • Late Start: última data possível, em que uma atividade pode começar sem atrasar a conclusão do projeto.
  • Late Finish: última data possível em que a atividade pode terminar sem atrasar a conclusão do projeto.

Processo de cálculo

Calcular as datas é um simples método de adição e subtração, como:
       Forward Pass: Este é o primeiro passo numa rede para calcular as datas de early star & early finish para cada atividade. No início, o early star é atribuído à primeira atividade. Early finish é igual ao early start da atividade mais a sua duração. Presume-se que as atividades começam assim que as atividades precedentes imediatas forem terminadas. Portanto, para outras atividades, o early start é igual ao maior dos primeiros tempos de fim das atividades anteriores imediatas. Este processo de cálculo de forward pass continua até a última atividade do projeto ser alcançada, o que dá datas precoces para as atividades individuais e a data de término antecipada para o projeto total também.
       Backward Pass: Esta é a segunda etapa numa rede para calcular as datas de late start & late finish. Aqui, uma data de fim, ou o early finish calculado pela forward pass ou por uma imposição, é definido igual à data final da última atividade na rede. Então o late start para a atividade é igual ao late finish menos a duração. Além disso, o late finish de uma atividade é o menor dos tempos de late start das atividades seguintes. Supõe-se que uma atividade termina assim que todas as relações sucessoras imediatas estiverem satisfeitas. Esse processo de cálculo retroativo continua até que a primeira atividade do cronograma seja atingida para calcular datas tardias para todas as atividades.
A diferença entre o late finish e o early start ou o late start e late start é chamado de Total Float. Geralmente o Total Float é denominado como Float. As atividades com a menor quantidade de float são consideradas críticas. Idealmente qualquer atraso para essas atividades irá atrasar a conclusão do projeto, se nenhum esforço é tomado para recuperar o atraso.

Caminho Crítico

O Caminho Crítico é definido como o caminho mais longo, em tempo, das atividades inter-relacionadas ao longo do projeto. Uma vez que esta cadeia de atividades leva mais tempo para ser concluída, é fundamental para a conclusão do projeto. Por exemplo, se uma das atividades no caminho crítico for atrasada em dois dias e nenhuma ação corretiva for aplicada ao cronograma ou à atividade crítica, a data de conclusão do projeto será adiada por esses dois dias. O atraso envolvendo atividades que não estão no caminho crítico geralmente não tem impacto na data de conclusão do projeto, a menos que elas se tornem críticas devido ao atraso. No entanto, elas podem afetar a alocação / disponibilidade de recursos. O cronograma pode ser carregado com recursos / custos para realizar essas análises.
Free Float é definido como a quantidade de tempo que uma atividade pode ser adiada sem atrasar o início antecipado de qualquer atividade subsequente. Esta quantidade de tempo pode ser utilizada para a atividade retardar sem afetar a conclusão do projeto. Depois disso, a atividade pode se tornar crítica, sujeita à criticidade das atividades imediatas subsequentes.

O cronograma é atualizado regularmente com o progresso no site da obra e é revisto com quaisquer mudanças importantes na sequência de construção. É de suma importância manter planos atualizadas regularmente e analisar caminhos críticos com frequência. 

No próximo post tratamos das condições para garantir o cumprimento dos objetivos de tempo e outros do plano durante a realização das suas atividades.