terça-feira, abril 04, 2017

Tipos de contratos e impactos de atrasos

TIPOS DE CONTRATOS (1)
Os planos dos projetos de construção são tipicamente comprimidos em projetos de execução rápida. Para acompanhar as pressões competitivas, torna-se absolutamente essencial para as empresas controlar os projetos, usando todas as ferramentas de acompanhamento e monitorização. Além disso, com baixas margens de lucro e envolvimento de muitas partes ao mesmo tempo, estes projetos têm risco inerente de deslizamentos de tempo e subsequentes perdas financeiras.
Por conseguinte, é muito importante que os potenciais atrasos sejam analisados ​​com bastante antecedência e atenuados com a implementação de soluções adequadas. Mesmo assim, o plano pode escorregar e é de extrema importância manter um registo dos atrasos decorrentes de várias razões, especialmente as das outras partes. Isto é. O proprietário, o contratante geral ou o subcontratante, desde a fase de projeto até ao comissionamento do projeto. 
Os documentos constituem a base para a análise da reivindicação de atraso numa data posterior, de modo a poupar uma parte das perdas causadas por uma falha da outra.
O objetivo deste trabalho é olhar praticamente todos os aspetos relacionados com a análise de atraso num projeto de construção, seguido de um estudo de caso. Embora este trabalho detalhe praticamente todos os aspetos relacionados com a análise de atrasos e reclamações, o foco será no contrato de montante fixo do ponto de vista de um contratante, uma vez que comporta o risco máximo para um contratante.
Como é o documento do contrato que detalha as políticas em caso de reclamações de atraso, a secção seguinte discutirá vários tipos de contratos e fatores para decidir o tipo de contrato antes de o aceitar formalmente.Tipos de Contratos
Um contrato é um acordo legal entre o dono da obra e o contratante para a conclusão bem-sucedida do projeto e detalha as orientações abrangentes, incluindo as de atraso e interrupção do trabalho por várias razões. O dono especifica e paga pelo trabalho enquanto o Contratado executa o trabalho para obter lucros. As partes envolvidas devem LER O CONTRATO COMPLETO antes de formalmente entrar nele.

Tipos de Contratos

Vários tipos de contratos são predominantes na indústria da construção, dependendo das prioridades do dono e do acordo mútuo entre este e o contratante. Os tipos mais populares de contrato que são usados na indústria da construção são detalhados abaixo:

Contrato de preço lump sum

Num contrato de preço global, o contratante concorda em realizar o trabalho especificado por um preço fixo. Se o proprietário quiser fazere algum trabalho extra, deve ser finalizada uma variação no contrato com acordo mútuo, o que pode afetar o cronograma, o custo ou ambos. É da exclusiva responsabilidade do contratante concluir o trabalho e permanecer no preço fixo orçamentado. O preço tem de ser o mínimo possível para permanecer competitivo enquanto licitação, mas também não deve ser impraticável para fazer ocorrer em perdas. Uma vez que o equilíbrio ótimo é procurado ao licitar o montante, este tipo de contrato é normalmente utilizado em que o método tradicional de construção é usado e há condições mínimas de desvios significativos. Neste contrato, o contratante possui o risco total, mas tem o incentivo máximo também para a conclusão antecipada. Para o proprietário, a vantagem está na licitação competitiva.
É muito importante para o contratado monitorizar continua e progressivamente o cronograma e o custo e manter o orçamento no caminho certo. Atrasos podem consumir a margem de lucro do contratante e / ou causar danos líquidos ao dono da obra, conforme as condições do contrato.

Contrato de custo mais margem

O contrato de custo mais margem prevê normalmente que o contratante deve fazer o trabalho, obter o reembolso para o material e custo de trabalho e uma taxa de lucro em cima do reembolso. Esta taxa é geralmente uma percentagem do custo final do projeto ou uma margem fixa. Este método fornece pouco risco para o contratante mas também o lucro será pequeno. Aqui o dono assume o risco máximo e está exposto ao excesso de custos devido ao mau desempenho do contratante. Este contrato é usado quando o tempo e a qualidade são de primeira importância. Uma variação deste contrato é o Contrato Máximo Garantido, onde o valor máximo é limitado, se o contratante atrasar desmedidamente e os custos excedentes forem demasiado elevados.

Contrato de preço unitário

O Contrato de Preço Unitário permite que o contratado obtenha quantidades estimadas de itens de trabalho definidos e, por sua vez, seja pago por cada unidade executada. O pagamento total é baseado nas unidades de trabalho efetivamente realizadas e medidas no terreno. Este tipo de contrato é normalmente utilizado para um número relativamente pequeno de postos de trabalho e quando as estimativas definitivas podem ser preparadas para calcular as quantidades com um certo grau de precisão. Neste contrato, o risco é partilhado igualmente entre o dono e o contratante.

Fatores que afetam os contratos

Os seguintes fatores afetam os tipos de contrato a ser executado:
·         Extensão da definição do âmbito de trabalho
·         Integração de aceleração para concluir o trabalho
·         Atribuição do nível de risco entre o dono e o empreiteiro
·         Especialização do contratante / dono da obra no campo de assunto
·         Condições gerais de mercado
É claro que a alocação do nível de risco é um fator importante para finalizar o tipo de contrato executado. Como referimos acima, o risco de deslizamento do plano é um fator subjacente para praticamente todos os contratos de construção. Portanto, torna-se imperativo discutir os fundamentos de controle do plano, o que ajuda a acompanhar o progresso em projetos e tomar ações corretivas de tempo a tempo.

terça-feira, março 28, 2017

Organização do projeto começa logo no início

A maioria dos projetos em que intervenho num esforço de consultoria no planeamento apesar de envolverem pessoas que muitas vezes trabalham juntas, enfrentam sempre problemas organizativos- Estas questões vão sendo resolvidas ao logo do projeto, mas sem uma intervenção consistente e coordenada. Frequentemente, o projeto termina sem uma organização de trabalho eficiente e isso irá destruir qualquer esforço de consolidação de lições aprendidas.

Uma perspetiva sã para esta questão, é considerar que tudo deve ser definido como se fosse a primeira vez. A realização de uma reunião para tratar desta questão, organizada como um workshop, é um primeiro passo para trocar experiências e comunicar métodos e processos utilizados pelas partes e definir os caminhos adequados.

Os participantes da equipa são profissionais com experiência e trazem com eles formas de trabalho e processos que partilhados com outros podem ser aceites melhorados e contribuírem para a definição de processo que facilitam a realização do projeto.

A documentação de um projeto é fundamental para garantir a comunicação e partilha numa realização deste tipo. Para além de todas a complexidade introduzida por processos internos de companhias, há um conjunto de práticas standard de estruturação da documentação que, sendo dirigidas ao ambiente temporário de projeto, são intuitivas para todos. Um exemplo de um sistema simples de documentação que pode ser utilizada em qualquer projeto:
  • Documentação: pasta para todos os documentos de projeto 'oficiais' atuais, como documento de iniciação, documento de requisitos, etc.
  • Planeamento: cópia mais recente do plano, mais documentos relacionados ao plano
  • Versões anteriores: para cópias de arquivo, para que não se confundam com as versões atuais
  • Desenhos e Engenharia: se o projeto envolve desenhos, mantenho todos separados.
  • Financeiro e Contratual: uma pasta para tudo a ver com o orçamento e os contratos
  • Relatórios: para relatórios semanais, relatórios de resumo e relatórios de informação executiva.
  • Atas: para atas das reuniões, com uma subpasta para o executivo do Projeto
  • Qualquer outra coisa específica para esse projeto que poderia ser dividida numa pasta separada.


Ficar organizado desde o início do projeto faz com que seja mais fácil estar em cima da informação e das decisões. Faz com que todos se sintam alinhados com a realização do projeto sem silos fechados de informação.

sexta-feira, março 17, 2017

Contribuir para o sucesso dos projetos na Construção

Depois dos 6 posts desta análise acerca das condições de sucesso na construção deixo-vos aqui o link para download do documento total.

Entretanto, a consultora McKinsey publicou um estudo compreensivo sobre o mesmo assunto muito detalhado e compreensivo e com dados atualizados e ideias muito avançadas sobre o Setor.

Deixo aqui o link também para o Sumário do estudo de Fevereiro de 2017.