terça-feira, abril 04, 2017

Tipos de contratos e impactos de atrasos

TIPOS DE CONTRATOS (1)
Os planos dos projetos de construção são tipicamente comprimidos em projetos de execução rápida. Para acompanhar as pressões competitivas, torna-se absolutamente essencial para as empresas controlar os projetos, usando todas as ferramentas de acompanhamento e monitorização. Além disso, com baixas margens de lucro e envolvimento de muitas partes ao mesmo tempo, estes projetos têm risco inerente de deslizamentos de tempo e subsequentes perdas financeiras.
Por conseguinte, é muito importante que os potenciais atrasos sejam analisados ​​com bastante antecedência e atenuados com a implementação de soluções adequadas. Mesmo assim, o plano pode escorregar e é de extrema importância manter um registo dos atrasos decorrentes de várias razões, especialmente as das outras partes. Isto é. O proprietário, o contratante geral ou o subcontratante, desde a fase de projeto até ao comissionamento do projeto. 
Os documentos constituem a base para a análise da reivindicação de atraso numa data posterior, de modo a poupar uma parte das perdas causadas por uma falha da outra.
O objetivo deste trabalho é olhar praticamente todos os aspetos relacionados com a análise de atraso num projeto de construção, seguido de um estudo de caso. Embora este trabalho detalhe praticamente todos os aspetos relacionados com a análise de atrasos e reclamações, o foco será no contrato de montante fixo do ponto de vista de um contratante, uma vez que comporta o risco máximo para um contratante.
Como é o documento do contrato que detalha as políticas em caso de reclamações de atraso, a secção seguinte discutirá vários tipos de contratos e fatores para decidir o tipo de contrato antes de o aceitar formalmente.Tipos de Contratos
Um contrato é um acordo legal entre o dono da obra e o contratante para a conclusão bem-sucedida do projeto e detalha as orientações abrangentes, incluindo as de atraso e interrupção do trabalho por várias razões. O dono especifica e paga pelo trabalho enquanto o Contratado executa o trabalho para obter lucros. As partes envolvidas devem LER O CONTRATO COMPLETO antes de formalmente entrar nele.

Tipos de Contratos

Vários tipos de contratos são predominantes na indústria da construção, dependendo das prioridades do dono e do acordo mútuo entre este e o contratante. Os tipos mais populares de contrato que são usados na indústria da construção são detalhados abaixo:

Contrato de preço lump sum

Num contrato de preço global, o contratante concorda em realizar o trabalho especificado por um preço fixo. Se o proprietário quiser fazere algum trabalho extra, deve ser finalizada uma variação no contrato com acordo mútuo, o que pode afetar o cronograma, o custo ou ambos. É da exclusiva responsabilidade do contratante concluir o trabalho e permanecer no preço fixo orçamentado. O preço tem de ser o mínimo possível para permanecer competitivo enquanto licitação, mas também não deve ser impraticável para fazer ocorrer em perdas. Uma vez que o equilíbrio ótimo é procurado ao licitar o montante, este tipo de contrato é normalmente utilizado em que o método tradicional de construção é usado e há condições mínimas de desvios significativos. Neste contrato, o contratante possui o risco total, mas tem o incentivo máximo também para a conclusão antecipada. Para o proprietário, a vantagem está na licitação competitiva.
É muito importante para o contratado monitorizar continua e progressivamente o cronograma e o custo e manter o orçamento no caminho certo. Atrasos podem consumir a margem de lucro do contratante e / ou causar danos líquidos ao dono da obra, conforme as condições do contrato.

Contrato de custo mais margem

O contrato de custo mais margem prevê normalmente que o contratante deve fazer o trabalho, obter o reembolso para o material e custo de trabalho e uma taxa de lucro em cima do reembolso. Esta taxa é geralmente uma percentagem do custo final do projeto ou uma margem fixa. Este método fornece pouco risco para o contratante mas também o lucro será pequeno. Aqui o dono assume o risco máximo e está exposto ao excesso de custos devido ao mau desempenho do contratante. Este contrato é usado quando o tempo e a qualidade são de primeira importância. Uma variação deste contrato é o Contrato Máximo Garantido, onde o valor máximo é limitado, se o contratante atrasar desmedidamente e os custos excedentes forem demasiado elevados.

Contrato de preço unitário

O Contrato de Preço Unitário permite que o contratado obtenha quantidades estimadas de itens de trabalho definidos e, por sua vez, seja pago por cada unidade executada. O pagamento total é baseado nas unidades de trabalho efetivamente realizadas e medidas no terreno. Este tipo de contrato é normalmente utilizado para um número relativamente pequeno de postos de trabalho e quando as estimativas definitivas podem ser preparadas para calcular as quantidades com um certo grau de precisão. Neste contrato, o risco é partilhado igualmente entre o dono e o contratante.

Fatores que afetam os contratos

Os seguintes fatores afetam os tipos de contrato a ser executado:
·         Extensão da definição do âmbito de trabalho
·         Integração de aceleração para concluir o trabalho
·         Atribuição do nível de risco entre o dono e o empreiteiro
·         Especialização do contratante / dono da obra no campo de assunto
·         Condições gerais de mercado
É claro que a alocação do nível de risco é um fator importante para finalizar o tipo de contrato executado. Como referimos acima, o risco de deslizamento do plano é um fator subjacente para praticamente todos os contratos de construção. Portanto, torna-se imperativo discutir os fundamentos de controle do plano, o que ajuda a acompanhar o progresso em projetos e tomar ações corretivas de tempo a tempo.

Sem comentários: