quarta-feira, janeiro 09, 2019

Identificar o que pode atingir o projeto

Uma séria abordagem do Risco continua a ser a maior lacuna nos projetos no nosso país.A razão para isso entronca no deficiente conhecimento mas também na dificuldade de enfrentar a incerteza de forma prática.

O primeiro passo no processo de gestão de risco é descobrir o que enfrentamos. Que tipos de coisas ameaçam a capacidade de fornecer o que se prometeu? Tudo começa com a incerteza de não saber exatamente como as coisas vão acabar. Esta é apenas outra maneira de dizer que muitos aspetos dos projetos são imprevisíveis, apesar dos esforços para realizá-los. Eis algumas das áreas mais comuns de incerteza.

Área
Descrição
Âmbito
Extensão estimada do trabalho, capacidade de definir com clareza o trabalho, erros de desenho e omissões, mudança de âmbito dirigida pelo cliente
Tempo
Duração estimada do projeto, duração estimada de atividades, tempo para o mercado, data de lançamento, escala de revisões de gestão e aprovações
Custo
Custos estimados do projeto, custos de produção do procurement, custos de manutenção, Inflação, variações cambiais, limitações de orçamento
Tecnologia
Expetativas do cliente, probabilidade de sucesso, capacidade de escalação, sucesso do design, capacidade de produção
Recursos
Quantidade, qualidade, disponibilidade, competências adequadas, definição de funções e responsabilidades
Organizacional
Prioridades e conhecimentos do cliente, coordenação entre departamentos
Adaptação
Expetativas dos utilizadores, volume de vendas, demografia, qualidade, geografia, economia
Fatores externos
Ações e reações externas, regulação
Tabela 1 - Áreas típicas de alta incerteza

A partir destas fontes de incerteza, surgem questões. Estas são o que precisa descobrir, problemas potenciais específicos, quantos você puder imaginar. Mas como vai identificar problemas? Não há uma fórmula mágica para identificar possíveis ameaças ao seu projeto. Isso exigirá conhecimento específico do projeto, capacidade intelectual significativa e capacidade de especular. Hummm ... isso soa como uma excelente oportunidade para um evento de team-building.

Os melhores eventos de teambuilding são aqueles em que os membros da equipa expandem os conhecimentos uns dos outros e do projeto ao mesmo tempo. Identificar possíveis problemas como equipa é uma maneira ideal de conseguir isso. Caracterizo o efeito de eventos como este como construção da inteligência coletiva da equipa. Especificamente, a abordagem começa pela reunião de toda a equipe. Recomendo reservar de duas a quatro horas, dependendo do tamanho e da complexidade do projeto. Reúna cada peça Reúna toda a documentação que você puder e peça aos outros que façam o mesmo.
Documentos em background típicos podem incluir o Documento de Requisitos, o Documento de Definição do Projeto e o business case. De valor mais imediato, serão os documentos de planeamento do projeto, como a WBS, o cronograma de controle do projeto e a Matriz de Atribuição de Responsabilidades. Finalmente, estruture qualquer documentação de suporte relevante, como base de planos de estimativas, suposições de planeamento e o diagrama de rede usado para o desenvolvimento do cronograma.

O ponto central de tudo isso é que pretendemos que o maior número possível de documentos ajude e estimule o pensamento sobre possíveis problemas. Uma lista de verificação também pode ser bastante útil para estimular a especulação. Considere usar uma lista de verificação similar a esta quando realizar a reunião com a equipa.

Âmbito do Projeto
_ Cliente adiciona âmbito ou funcionalidades
_ Trabalho não pode ser definido com rigor
_ Âmbito está subestimado
_ Objetivos do projeto mudam
Instalações e equipamento
_Indisponibilidade
_Fraca confiança
_Incompatibilidade com existente
_Limitações proprietárias
_Fraca flexibilidade
_Má localização e espaço
Pessoal
_Férias/Doenças
_Família e outros
_Interesses em conflito
_Distrações externas
_Questões éticas
_Questões morais
Cronograma do Projeto
_ duração subestimada do projeto
_ Data de fim altera-se durante o projeto
_ Data de fim irrealista
_ Atraso nas aprovações
_ Revisões da gestão atrasam projeto
Recursos
_Mudança nos elementos da equipa
_Financiamento
_Custos/despesas incertos
_Indisponibilidades
_Prioridades desalinhadas
Interpessoais
_Performance/ produtividade
_Conflitos interpessoais
_ Desenvolvimento
_Má motivação e atitudes
_Competências desajustadas

Materiais
_ Fonte e disponibilidade
_ Integração pobre com o existente
_Deficiente confiança do fornecedor
_ Confiabilidade do material
_Qualidade fora do standard
_Alto preço
Organizacional
_Difusas funções e responsabilidades
_Pobre delegação
_Relações más entre unidades
_Falta de coordenação
_Conflitos entre unidades
_Pobres comunicações
_Limitações de política
Influências Externas
_Meteorologia e desastres
_Regulação e governo
_Higiene e Segurança
_Barreiras culturais
_Tensões políticas
_Mudanças económicas
_Posição política desfavorável
Tabela 2 - Lista de verificação de questões

Relacione o máximo de problemas possíveis, com o uso técnicas de brainstorming. Embora não queira sufocar a criatividade, tente manter a lista com um tamanho razoável (talvez de 30 a 50, dependendo do tamanho e da complexidade do projeto).

Ao listar possíveis problemas que ameaçam o projeto, não perca de vista o conceito de incerteza. Lembre-se de que a falta de informação, conhecimento e compreensão é realmente o inimigo. Em outras palavras, pense nas maiores “ameaças” como aquelas que têm o maior potencial para o desviar o mais longe possível - numa direção desfavorável.

sábado, outubro 27, 2018

Como sabemos que os requisitos da solução estão concluídos?

Até onde é que podemos levar a Elicitação (escolha de requisitos) num projecto? Parece-me que, de forma definitiva, ninguém sabe a resposta. Será muito dispendioso capturar todos os requisitos, assunções, regras, relações e ligações escondidas associados à solução em construção. Então temos de ter uma forma de saber quando fizemos o que deve ser feito.

Conforme se elícita, analisa e documenta requisitos, devemos estar atentos à informação que a reunir e determinar o tempo que passa entre a descoberta de novos requisitos ou mudanças significativas aos requisitos existentes. Quando a duração excede um determinado limiar, então termine as actividades de recolha de requisitos – este é o processo de preparação de pipocas no microondas, ou a Via das Pipocas.

job_done

Este limiar pode, ainda, ser identificado com base num princípio de confirmação: Se, durante o processo de descoberta de requisitos se chega a um momento em que se continua a acumular informação mas esta não se traduz em novos ou alterados requisitos, então sabemos que devemos ter chegado ao fim.

Esta métrica é a solução melhor para situações em que no analista de negócio tem como propósito elicitar e documentar os requisitos de negócio detalhados quando o projecto possui “um charter definido com razoabilidade e objectivos de negócios claros”. Mas, é ainda útil, durante todo o ciclo de vida do projecto, quando se tenta definir âmbito e estabelecer requisitos de negócio para o projecto.

O desenvolvimento de requisitos é um processo iterativo, que se inicia a um alto nível de compreensão das capacidades requeridas, estas são então decompostas em componentes mais pequenos, que são por sua vez mais fáceis de tratar e desta forma determinar até que ponto estamos «terminados» em cada uma delas. Alguns exemplos do que pode ser tratado como componente independente, incluem:
  • Definição do Âmbito – quais as capacidades que serão e que não serão incluídas no âmbito do projecto.
  • Regras de Negócio – Regras referente à tomada de decisões operacionais que devem ser tomadas em atenção na solução.
  • Modelos de factos – Modelos que representam conexões lógicas (“factos”) entre os conceitos centrais de uma solução e servem como representação do desenvolvimento subsequente de modelos de dados.
  • Requisitos funcionais – As capacidades da solução – funções que a solução irá realizar ou permitir que os utilizadores o façam com o software.
  • Requisitos não funcionais – Os critérios utilizados para ajuizar a qualidade da solução aparte os seus comportamentos específicos (requisitos de resposta em tempo, capacidade, confiança, usabilidade, etc.)
  • Interfaces externos – Os interfaces para outros sistemas e entidades externas dentro do âmbito do projecto.
Esta não é uma sugestão de ordenação, antes a compreensão de que quando se trabalha em requisitos se realizam muitas actividades em simultâneo. Esta regra de economia permitir-nos-á saber com mais confiança qual a linha que estabelece que o trabalho está feito. Os riscos de parar cedo demais e falhar requisitos críticos, ou gastar demasiado tempo num dado conjunto de requisitos (gastando assim tempo valioso) são muito reduzidos quando damos atenção ao «silêncio dos requisitos» (o ponto em que mais informação não está a ajudar a identificar ou refinar requisitos).

Conforme o processo de requisitos se inicia, vai ficando cada vez mais confiante na forma como o problema foi definido quando vai verificando que os stakeholders das diferentes categorias e perfis concordam acerca do que é o problema e como a solução de sucesso irá ser. Passados uns dias e enquanto se vai adicionando e negociando detalhes dos requisitos, pode determinar-se que não houve mudanças no âmbito. Tal permite, por exemplo, declarar que a parte do âmbito do processo de gestão de requisitos está concluída, o que permitirá focar a atenção em outras secções ainda não investigadas.

Saber quando estão concluídos os requisitos para um projecto não é sempre fácil, mas encolher a dimensão dos seus objectivos é uma grande forma de reduzir a luta que sentimos. Ao estabelecer objectivos de menor dimensão e aplicando uma regra de «silêncio dos requisitos» para cada um destes objectivos separadamente, incrementará a capacidade de visão acerca da distância para a meta que se pretende atingir.
Luis Quintino


terça-feira, agosto 28, 2018

Documentar Corretamente as Decisões num Projeto de Construção

"Por favor, prossiga com as mudanças."
Essa frase familiar usada por muitos, mas não escrita ou documentada corretamente, pode causar grandes problemas. A documentação das decisões nos projetos de construção não apenas economiza tempo e dinheiro, mas também deve ser uma prática recomendada em todos.
Existem muitas ferramentas e recursos para usar e capturar decisões ou compromissos importantes, mas o que é considerado como tal? Como pode preparar-se para uma reclamação ou situação em potencial que precisa de documentação? Vamos sugerir algumas informações sobre como documentar adequadamente as decisões em projetos de construção.


O que são considerados «documentos importantes»

Para começar, precisamos definir o que podemos considerar como documentos importantes.
 
Plantas, desenhos de engenharia, e-mails, âmbito de trabalho e propostas são itens críticos que devem ser mantidos por muitos anos. Uma ótima maneira de alcançar o processo apropriado de retenção de documentos é usar sistemas para acompanhar as alterações e documentos. No entanto, às vezes é importante acompanhar e entender o contexto do diálogo. As cópias folha de pagamento e as coberturas do seguro também podem fazer parte dessa lista e as cópias originais das mesmas devem ser mantidas por um período maior de tempo.


Documentar as decisões

Em primeiro lugar, é imperativo estabelecer um plano de comunicação para garantir que as partes interessadas certas estejam conscientes e sejam notificadas das decisões. A decisão simples, como pequenas alterações no âmbito, é capturada por meio de comunicações informais, como cartas ou e-mails, antes de serem formalizadas e é assim, evidenciada-
 
Os ajustes do contrato precisam seguir a proposta e o âmbito é esclarecido, debatido e aceite por todas as partes, entre outros itens-chave relativos ao seu projeto. São todas estas coisas que se repetem e que devem ser documentadas.


Documentação de proposta e de Âmbito

Durante o processo de pré-licitação e pré-construção, muitas decisões são tomadas. São recebidos e-mails ou participará em teleconferências sobre quais novos âmbitos ou esclarecimentos são feitos e, assim que possível, precisará adicionar essas alterações ao âmbito e compartilhar essas informações com o dono do projeto ou o seu representante.
O processo de documentação deve conter estimativas, orçamentos, retiradas, informação de preços unitários, ofertas de fornecedores e encargos de trabalho que suportam os ajustes necessários.
 
Documentar as datas de quando você recebeu aprovação para emitir um pedido de compra é importante se precisar comprovar atrasos no material ou nos pedidos de compra associados às decisões. A documentação correta exigida para materiais e compras deve incluir a data de aprovação do material, pedido de compra e um documento com a data de entrega que o fornecedor está a indicar.
 
Para documentar essa decisão, o pedido de compra deve referenciar ou estar vinculado a uma seção específica do contrato e da especificação. Certifique-se de que o aprovador recebe e assina uma cópia, assim como o proponente, com anotação da data de aprovação e da data de entrega.
 
Isto merece uma atenção especial. Toda a vez que uma decisão importante é tomada, é imperativo registar ou produzir um instantâneo do cronograma real, documentando em que momento a decisão foi tomada.
 
Esse instantâneo pode servir como referência para documentar quaisquer mudanças no cronograma que são necessárias após a decisão. Neste ponto, o cronograma deve ser estabelecido e guardado em conjunto com a documentação exigida que fez parte do processo de decisão. Além disso, capture uma comparação entre a programação de pedido de proposta e a programação atual. Recomenda-se documentar duas semanas de antecedência e adicioná-las ao arquivo de mudanças.


Comunicações Diárias

Esta é outra questão importante a considerar durante o processo de documentação. Designe uma pessoa que possa armazenar e acompanhar os registos diários do projeto, notas de campo, condições climáticas, entrega, visitas oficiais do governo e conversas informais.

Esses arquivos devem ser mantidos e devem estar associados a datas e negociações afetadas pelo processo de decisão. Para cada questão, deve ser criado um registo separado e arquivado. Os registos de pedidos de mudança também devem ser mantidos e o registo deve incluir datas de vencimento, responsável, data de aprovação, especificações referenciadas e data de envio. Informações semelhantes devem ser registadas para desenhos, RFIs e especificações de projeto atualizadas.

Os carimbos de tempo normalmente são gravados na maioria dos documentos e os nomes legíveis são necessários para identificar quem recebeu ou assinou o documento, arquivo e / ou material. A hierarquia da equipe do projeto é importante para decidir se um gestor de projeto pode autorizar mudanças ou se precisa obter a aprovação de alguém superior na cadeia de comando.

Todos estes documentos devem ser mantidos e compartilhados com a equipe do projeto por meio de meios eletrônicos, desde que estejam disponíveis no futuro e sejam armazenados e documentados em ordem cronológica e por assunto.


Evidência Física

Com a mais recente tecnologia, recomenda-se gravar uma imagem aérea usando drone junto com fotos e outros vídeos, capturando recursos visuais sobre o status do projeto. Tire fotos em cada local antes do início do trabalho e continue o trabalho concluindo com uma revisão final após a conclusão do trabalho.

Essas fotos devem ser tiradas pelo menos uma vez por semana ou, de preferência, com mais frequência. Certifique-se que revê os documentos do contrato para se certificar de que seguiu o processo contratual para documentar as comunicações do projeto.